Morreu na tarde desta segunda-feira (10), aos 93 anos, a ex-vedete Virgínia Lane. Segundo as primeiras informações, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Ela estava internada desde o dia 2 de fevereiro no CTI do Hospital São Camilo, em Volta Redonda (RJ). Virgínia foi internada devido a uma grave infecção urinária. No dia 6, o estado de saúde da ex-vedete piorou. De acordo com a filha dela, Marta, a mãe também estava com uma secreção nos dois pulmões e pressão arterial muito baixa. De acordo com informações da assessoria de Virgínia, o velório será realizado em duas partes. A primeira acontece na Câmara Municipal de Piraí, na Rua Doutor Luiz Antônio Garcia da Silveira, nº 16, no Centro. Na terça-feira (11), por volta das 11h, o corpo segue para o Rio de Janeiro, onde será velado no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, s/nº, no Centro. O enterro será no fim da tarde, no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária.
Menos de 50% dos presos em flagrante tiveram ações julgadas desde 2011, revela Defensoria
A Defensoria Pública da Bahia vai apresentar na quinta-feira (13) um estudo detalhado sobre a situação penitenciária da Bahia, com dados que trazem um retrato desde 2011. O órgão antecipou alguns dados, como o número do julgamento de detidos em flagrante. De 2011 até hoje, apenas 44,5% dos casos deste tipo tiveram as ações julgadas. Do total, 57,3% foram condenados. Já 63,1% dos casos envolvendo tóxicos foram resolvidos de 2011 até janeiro deste ano. Em média, os presos provisórios passam 132 dias detidos, antes de qualquer andamento no processo. Em relação as prisões por tráfico de drogas, o estudo da Defensoria revela que a maior parte dos detidos era jovem, pois 54,8% tinham menos de 25 anos e 72,5% portava uma pequena quantidade de um único tipo de droga. Outro dado apresentado é que praticamente todos os presos não tinham armas quando foram abordados e detidos por tráfico: 96,7%. Em relação aos processos, o índice de resolução de casos resolvidos pela Vara de Violência Doméstica, na Bahia, é bastante inferior à média de outros crimes, apenas 12,5% contra 63,1% das Varas de Tóxicos. Além disso, todos os casos julgados terminaram na extinção da punição pela retirada da queixa pela vítima. O estudo da Defensoria Pública da Bahia, realizado pelo Observatório da Prática Penal da Escola Superior da Defensoria (Esdep), traz detalhes sobre os crimes mais comuns, perfil dos presos, índice de resolução dos casos, penas aplicadas e duração média das prisões. A partir de agora, o Observatório publicará, mensalmente, o resultado destes processos. Atualmente, segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia, 11 mil 634 pessoas estão presas em penitenciárias do estado. (BN)
O jornal americano 'Washington Post' negou os boatos de que foi alvo ao longo desta segunda-feira (10). Começaram a circular pela internet informações de que a publicação divulgaria, nesta terça-feira (11), uma matéria falando de um relacionamento entre o presidente americano Barack Obama e a estrela da música Beyoncé. No entanto, segundo o Estadão, o jornal desmentiu as informações dizendo que “O Washington Post não prepara artigos como esse”. Os boatos surgiram hoje na imprensa francesa e teriam sido iniciados por um fotógrafo paparazzi. Inicialmente, o fotógrafo teria informado sobre a publicação da matéria à emissora de televisão Europe 1, e os boatos ganharam força até a declaração oficial do 'Washington Post'. Ainda segundo o Estadão, o boato não teve destaque na imprensa americana.
Dados da Controladoria Geral da União (CGU) mostram que a corrupção é disparada a principal causa de expulsão de funcionários federais do serviço público. No período de 2003 a 2013, foram rifados dos quadros do governo federal 4.577 servidores. Desses, 3.078 foram punidos por algum tipo de ato ligado à corrupção. Isso equivale a 67,25% do total de expulsos. Outras 1.025 expulsões (22,39%) ocorreram por conta de abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação ilícita de cargos. No ano passado, foram 377 servidores federais expulsos por corrupção. Ou seja: é praticamente como se todos os dias um funcionário público fosse mandado embora por envolvimento com atos de corrupção. O Ministério da Previdência Social é o líder nas estatísticas de funcionários expulsos - independente de motivo. Sozinho, foi responsável por 1.157 expulsões. Isso representa 25,26% do bolo de servidores punidos. (Estado)Donadon pede voto secreto para cassação do mandato
Para modificar aquela que pode ser a primeira sessão para a cassação de um mandato parlamentar com votação aberta, o deputado Natan Donadon (sem partido) entrou hoje (10) com representação na Câmara dos Deputados pedindo que o voto seja secreto. Donadon está preso desde junho de 2013, após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 13 anos e quatro meses prisão por desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, quando era diretor financeiro. Ele está no Complexo da Papuda, no Distrito Federal. A sessão que vai definir a cassação ou não do mandato do deputado está marcada para a próxima quarta-feira (12). Esta é a segunda vez que o deputado enfrenta um processo de cassação. Em agosto do ano passado, em uma votação secreta, ficou decidido que Donadon manteria o status parlamentar. Na votação secreta, 233 parlamentares se manifestaram a favor da cassação, mas, para que o parlamentar perdesse o mandato, seriam necessários pelo menos 257 votos. O episódio motivou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 43/2013, conhecida como PEC do Voto Aberto e uma resolução alterando o Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Ambas determinam o fim da votação secreta para os casos de cassação de mandato. No final do ano passado, a Câmara abriu novarepresentação contra o deputado. Em dezembro, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou a recomendação para a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro. Na representação, os advogados de Donadon argumentam que o processo com o pedido de cassação é anterior à aprovação da Resolução (232/13) que acabou com o voto secreto. Para eles, a alteração aprovada no final do ano passado não deveria valer para o deputado. O processo contra Donadon foi aberto em setembro e a resolução que extinguiu o voto secreto foi aprovada no início de dezembro. "É de se garantir ao representado que a votação marcada para no Plenário da Casa para o dia 12/2/2014, às 19h, seja efetuada na modalidade secreta, haja vista ser esta a regra que se encontrava vigente no momento em que se deflagrou a presente representação", diz trecho do documento encaminhado a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Segundo a secretaria da Mesa, o presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) dará resposta até o final do dia. (EBC)
A morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, atingido por um rojão enquanto cobria um protesto contra o aumento das passagens de ônibus no Rio na quinta-feira, repercutiu na imprensa internacional. O site do The Wall Street Journal destacou que a morte do jornalista levanta preocupações sobre a segurança na Copa do Mundo deste ano, realizada no País. O jornal conversou ainda com o editor da TV Bandeirantes Marcos Almeida, que trabalhou com o cinegrafista por seis anos. "Ele era muito cuidadoso e calmo, especialmente quando as situações se tornam complicados", disse o colega. O site da rede de TV britânica BBC, que tinha um repórter cobrindo a manifestação na Central do Brasil, relembrou os protestos semelhantes do ano passado, que "se transformaram em um movimento nacional contra a corrupção e o excesso de gastos antes da Copa do Mundo, que o Brasil sediará em junho e julho". O blog The Lede, do jornal americano The New York Times, reuniu diversas imagens e tweets do protesto, que mostram o momento em que Santiago foi atingido pelo rojão. Aagência de notícias AP destaca que vídeos feitos no momento do ataque parecem mostrar que o artefato foi aceso por um manifestante, e não pela polícia.
O procurador do Trabalho Sebastião Caixeta afirmou nesta segunda-feira que o programa Mais Médicos do governo federal é inconstitucional. Ele apresentará um inquérito à Justiça do Trabalho condenando o programa. O Mais Médicos é carro-chefe do pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PT, o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha. "O projeto Mais Médicos para o Brasil é um projeto que tem sido avaliado como um projeto necessário para o atendimento do direito fundamental à saúde, mas ele está sendo implementado de maneira a sacrificar outros valores constitucionais que também são caros, como os da relação de trabalho”, afirmou Caixeta. "Há um desvirtuamento de uma autêntica relação do trabalho, portanto o descumprimento dos direitos de índole trabalhista previstos na Constituição da República", acrescentou o procurador. No início da tarde desta segunda, Caixeta colheu depoimento da médica cubana Ramona Rodriguez, que se desligou do programa Mais Médicos e pediu asilo ao Brasil. O relato vai fazer parte do relatório do procurador do Trabalho Sebastião Caixeta, que vai exigir do governo federal a "correção das ilegalidades no Programa Mais Médicos por meio de proposta de Termo de Ajuste de Conduta (TAC)".
A cidade de Salvador vai receber 10 voos diretos de Amsterdã, na Holanda, durante o período da Copa do Mundo. A informação foi dada pelo cônsul dos Países Baixos para Bahia e Sergipe, Egbert Bloemsma, ao secretário do Turismo, Pedro Galvão, durante encontro na sede da Setur, realizado na sexta-feira (7). A informação só foi divulgada nesta segunda-feira (10). A ação visa receber cerca de 5 mil turistas que devem assistir a partida Espanha x Holanda, que vai acontecer no dia 13 de junho, na Arena Fonte Nova. De acordo com o cônsul, todos os voos são fretados. “Na oportunidade virão o embaixador da Holanda no Brasil, representantes das torcidas e da federação de futebol daquele país, que também se encontrarão com o governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto”, disse. (G1)Programa Mais Médicos registra nova deserção de cubano
O Programa Mais Médicos registra um novo caso de deserção. O médico cubano Ortelio Jaime Guerra abandonou há pelo menos uma semana a cidade paulista de Pariquera-Açu, onde prestava atendimento. Em mensagem postada em rede social nesta segunda-feira, 10, o médico informa que estaria agora nos Estados Unidos. No texto, afirma não ter comunicado os amigos a partida por "questões de segurança". O secretário de Saúde de Pariquera-Açu, Willian Rodrigo Virgínio de Souza, confirmou a saída de Ortelio, mas não quis entrar em detalhes sobre a data do ocorrido. Questionado, o Ministério da Saúde também informou que Ortelio era intercambista, mas não detalhou as condições em que ele saiu do programa nem revelou seu paradeiro. Na semana passada, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, havia dito que já foram registradas desistências de cubanos do Mais Médicos. Mas todos teriam retornado para aquele país. Ortelio ingressou no programa em dezembro de 2013. Na sua mensagem de despedida, postada na rede social, ele agradece pessoas próximas com quem trabalhou e pede desculpas pelo português. "Nao tivei muito tempo pra perfeccionarlo", diz.Este é o segundo caso de saída de intercambistas cubanos do Mais Médicos em menos de uma semana. Na terça-feira passada, 4, a cubana Ramona Matos Rodrigues pediu abrigo na liderança do DEM depois de fugir da cidade de Pacajá, no Pará, onde prestava assistência à população. Ramona afirmou que a decisão foi tomada depois de obter conhecimento de que o Ministério da Saúde repassa mensalmente para os médicos que atuam no programa o equivalente a R$ 10 mil. Recrutada por meio de um convênio firmado entre Organização Pan-Americana (Opas) e Cuba, Ramona disse receber o equivalente a US$ 400. (Estadão)
Aprovada pelo Senado dos Estados Unidos na última semana, a nova lei agrícola (Farm Bill) do país pode ser mais lesiva ao algodão brasileiro do que a atual, dizem especialistas. No texto, os pagamentos federais diretos aos agricultores, considerados irregulares pela Organização Mundial do Comércio (OMC), são diminuídos, mas é criado um programa de seguro às lavouras, o Stacked Income Protection Plan (Stax). O sistema cobre de 70% a 90% das perdas dos agricultores. Além disso, o governo norte-americano pode subsidiar 80% da contratação do seguro. Um dos temores, além do prejuízo de competitividade para as exportações brasileiras, é que as vantagens contribuam para a alta da oferta e queda do preço do algodão de forma generalizada. A legislação só vale após ser promulgada pelo presidente Barack Obama. Segundo Renata Amaral, consultora em comércio exterior da Barral M Jorge, embora especialistas brasileiros ainda estejam fazendo cálculos sobre os impactos financeiros do seguro, a avaliação preliminar é que ele será “bem mais extorsivo” do que os subsídios foram.
O concurso da Polícia Federal para 566 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior registrou 324.497 candidatos inscritos. A média geral é de 573,31 candidatos por vaga. As 32 vagas de nível superior são para o Distrito Federal. As 534 vagas de nível médio são para todas as unidades da Federação - 274 são para o Distrito Federal. Os salários vão de R$ 3.316,77 a R$ 5.081,18. As vagas de agente administrativo (nível médio) registraram o maior número de inscritos, com 318.832 candidatos. Somente para o Distrito Federal são 66.466 candidatos. Já no Rio de Janeiro foram 32.185 inscritos. Os cargos de nível superior são para administrador (curso superior de bacharelado em administração), arquivista (curso superior de bacharelado em arquivologia), assistente social (curso superior de bacharelado em serviço social), contador (curso superior de bacharelado em ciências contábeis e ou ciências atuariais), psicólogo (curso superior de bacharel em psicologia). Esses cargos têm salário de R$ 4.039,32. Os outros cargos de nível superior são de engenheiro civil (curso de graduação de nível superior de bacharel em engenharia civil), engenheiro eletricista (curso de graduação de nível superior de bacharel em engenharia elétrica), engenheiro mecânico (curso de graduação de nível superior de bacharel em engenharia mecânica). Os cargos de engenheiro têm salário de R$ 5.081,18.
A carta de renúncia de João Paulo Cunha (PT-SP) foi lida no início da sessão desta segunda-feira, na Câmara dos Deputados, pelo deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE). A partir da formalização, o petista terá seus benefícios de deputado federal cortados e precisará entregar o apartamento funcional que ocupava em até 30 dias. Amanhã, com a publicação da renúncia de Cunha, a deputada Iara Bernardi (PT-SP), que ocupava o cargo na condição de suplente, passará a ser titular. O vereador de Campinas Gustavo Petta (PCdoB-SP) assumirá como suplente na cadeira deixada por Jilmar Tatto (PT-SP), que pediu afastamento para ocupar a titularidade da Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Paulo. Funcionários de João Paulo Cunha deverão fazer a desocupação imediata do gabinete. Salário e demais benefícios devem ser cortados a partir de amanhã. O ex-deputado, no entanto, terá um mês para retirar seus pertences do apartamento que usava na Asa Sul, em Brasília, de propriedade da Câmara. João Paulo anunciou sua renúncia na última sexta-feira, depois de resistir na ideia de deixar o mandato.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza nesta segunda-feira (10), em Brasília, seu 6º Congresso Nacional, para celebrar os 30 anos do principal movimento camponês do país. A abertura do evento pela manhã, na Esplanada dos Ministérios, foi marcada por críticas ao ritmo da reforma agrária do país. Para o porta-voz do MST, Alexandre Conceição, há falhas na atuação dos três Poderes. "A reforma agrária nunca esteve tão paralisada, há uma conjuntura muito difícil. (...). O poder Judiciário, que hoje tem mais de 900 mil hectares nas gavetas, em ações, poderia estar desapropriando e fazendo a reforma agrária, e o Judiciário deixa quieto, parado, um entrave para a reforma agrária. E, claro, o poder Executivo, que desacelerou completamente a reforma agrária. E o Parlamento, que tem 170 deputados ruralistas, e essa bancada ruralista é contrária à reforma agrária", afirmou. De acordo com dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), nos últimos três anos foram assentadas cerca de 75,2 mil famílias. Em 2013, foram assentadas 30,2 mil famílias, 23,07 mil, em 2012, e 22,02 mil, em 2011.
Salvador deve receber 5 mil visitantes holandeses para a partida entre Espanha e Holanda, no dia 13 de junho, durante a Copa do Mundo. A informação foi divulgada pelo secretário do Turismo, Pedro Galvão, e pelo cônsul dos Países Baixos para Bahia e Sergipe, Egbert Bloemsma, durante encontro na sede da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), nesta sexta-feira (7). Segundo Bloemsma, a logística envolverá a atração de dez voos charters de Amsterdã para a capital baiana. O cônsul também formalizou convite para que o secretário participe da visita dos holandeses a Salvador. “Na oportunidade virão o embaixador da Holanda no Brasil, representantes das torcidas e da federação de futebol daquele país, que também se encontrarão com o governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto”, disse. O secretário Pedro Galvão destacou a presença holandesa na Bahia e disse que vai empreender esforços para transformar pelo menos um voo charter em uma linha regular. (Correio)
Uma tartaruga foi encontrada morta na praia da Pituba, em Salvador, nesta segunda-feira (10). O animal estava com ferimentos e estava na areia da praia..A tartaruga chamou atenção de quem passava pelo local na manhã desta segunda. Na última quinta-feira (6), peixes e tartarugas foram encontrados mortos na praia de Aratuba, na Bahia. (Foto: Imagens/TV Bahia)



0 comentários:
Postar um comentário