Ads 468x60px

Minissaia de aeromoça coloca voo em risco, diz sindicato japonês


A companhia aérea japonesa Skymark recebeu críticas por causa do novo uniforme das suas aeromoças. A minissaia azul, segundo as queixas, 'mal cobre' as pernas das comissárias e seria 'um convite aberto ao assédio sexual'. A Federação Japonesa de comissários de bordo pediu que os uniformes sejam proibidos, uma semana após o lançamento. Integrantes da entidade de classe afirmam que o uniforme é 'inadequado' para as aeromoças, que precisam esticar-se e as vezes ajoelhar-se durante o seu trabalho. As comissárias, segundo os sindicalistas, poderiam ser alvo de passageiros pervertidos com suas câmeras fotográficas. Segurança de voo. Os críticos dizem que a Skymark Airlines está tratando sua tripulação como 'produtos' em saias demasiado curtas para o trabalho. A entidade que representa os comisários de bordo divulgou um trecho de um artigo da lei que proíbe atos que impedem a segurança do voo, que inclui atos de assédio sexual. "Entre os deveres dos comissários de bordo está evitar esses incidentes, mas estamos preocupados com o design do uniforme que pode induzir tais atos perturbadores". Diz a nota oficial. Um porta-voz Skymark rebateu as acusações, dizendo que a empresa até agora não tinha recebido quaisquer queixas da federação. A empresa informou que o uniforme só será usado durante seis meses, a partir de 31 de maio, por funcionários do sexo feminino servindo em sua frota de A330 no serviço de Haneda-Fukuoka. Depois disso, a equipe vai voltar a vestir os uniformes antigos, acrescentou a empresa.

Personalidade pode influenciar problemas de saúde no futuro
É comum as pessoas verificarem com frequência a pressão arterial e o IMC, no entanto, pesquisadores da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriram que é importante também avaliar a personalidade. Segundo o estudo, o comportamento pode influenciar em problemas de saúde mais sérios ao longo da vida e é tão importante quanto o histórico médico familiar e os maus hábitos. As informações são do Daily Mail. O motivo é a interferência da personalidade nos cuidados que a pessoa têm com ela mesma. Os pesquisadores afirmaram que as mais conscientes são muito menos propensas a desenvolver problemas de saúde do que as que não são. A característica, de acordo com o estudo, é o mais importante traço da personalidade que pode impactar a saúde no futuro. Professor da Universidade Duke, Salomon Israel, disse que, das pessoas “com menos consciência na juventude, 45% tiveram problemas de saúde a partir dos 38 anos, contra apenas 18% do grupo mais cuidadoso”.  Para realizar o estudo, os cientistas analisaram dados de uma pesquisa de saúde e desenvolvimento da Nova Zelândia, envolvendo 1.037 pessoas nascidas entre abril de 1972 e março de 1973. Os participantes foram avaliados a cada dois anos, desde o nascimento, até completarem 38 anos.

Política de reutilização em hemodiálise vai mudar

A política de reutilização de materiais em clínicas de hemodiálise vai mudar. Resolução aprovada nesta quinta-feira (13) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o prazo de um ano para que os estabelecimentos passem a descartar capilares e dialisadores de pacientes com hepatite B ou C. Atualmente, esses equipamentos são reutilizados, depois de serem submetidos a um processo de limpeza. O descarte após o primeiro uso é feito somente em casos de pacientes com HIV. Dentro de três anos, a medida se amplia: capilares usados em todos os pacientes terão de ser descartados. "O prazo foi concedido para que os centros possam se adequar às novas regras" afirmou a gerente de regulação e controle sanitário em serviços de saúde da Anvisa, Maria Angela da Paz. A resolução determina ainda que, dentro de quatro anos, as clínicas passem a usar processamento automático para fazer o reaproveitamento de materiais. Atualmente, a limpeza é feita de forma manual. Embora não existam estatísticas, Maria Angela diz não ser incomum relatos de infecção por hepatites em clínicas de hemodiálise.De acordo com registro do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, existem atualmente no País 650 serviços de hemodiálise. A maior parte delas é conveniada com o Sistema Único de Saúde: o governo paga aos estabelecimentos pelo atendimento prestado para os pacientes. "Haveria um grande impacto para o SUS se as novas exigências passassem a valer num curto espaço de tempo. Daí a necessidade desse cronograma", afirmou Maria Angela.
A resolução, programada para ser publicada amanhã no Diário Oficial, prevê também que um concentrado usado durante a hemodiálise, conhecido pela sigla CPHD, somente poderá ser preparado na clínica se o serviço tiver autorização da Vigilância Sanitária. "O mercado também dispõe do produto industrializado, mas constatamos um aumento do número de estabelecimentos que prepara o próprio concentrado." Maria Ângela acredita que a exigência de autorização não vai afetar o atendimento dos serviços. "Há um número limitado de clínicas. As vigilâncias sanitárias locais têm condições de dar autorização num curto espaço de tempo", completou.

Caloura da UFSCar raspa cabeça e doa cabelos a pacientes com câncer
Os trotes universitários geralmente são marcados por brincadeiras como pedir dinheiro no farol ou pintar o corpo – isso quando não viram episódios de violência e humilhação. Mas um grupo de veteranos do campus Sorocaba (SP) da Universidade de São Carlos (UFSCar) resolveu comemorar a conquista promovendo uma boa ação: convocou as calouras para cortarem o cabelo e doá-lo a pacientes com câncer. Assim que a ideia foi divulgada, uma das mais animadas foi a caloura de pedagogia Calíope Corcovia, de 20 anos, que decidiu raspar as madeixas de mais de 40 centímetros. “Eu queria poder ser diferente, mas não à toa, queria ajudar alguém”, conta. A reportagem do G1 conversou com a garota antes do corte e gravou o momento em que ela tinha a cabeça raspada. Calíope se mostrava ansiosa com o resultado, mas descartava qualquer arrependimento, mesmo antes de conferir no espelho o novo visual. “Foi algo muito mais forte que me motivou a fazer isso. Espero que quem receba esse cabelo, ganhe também um sorriso no rosto e um incentivo”, afirma.

Filho do vice-prefeito é preso com assaltantes de banco

A polícia baiana conseguiu desarticular uma quadrilha, formada por baianos e paulistas, especializada em explosão a caixas eletrônicos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), as doze prisões foram realizadas nas cidades de Esplanada, Conde e Feira de Santana. Suspeito de participação em ataques a, pelo menos, nove instituições financeiras, entre elas bancos dos municípios de Alagoinhas, Mata de São João, Esplanada e Inhambupe, o bando se preparava para explodir a agência de Conde. O sotaque diferente dos assaltantes, já investigados por assalto a banco na região, foi uma das pistas que levou a polícia a ligar a participação deles nas ações criminosas. Nas buscas pelo carro roubado, os policiais conseguiram chegar a uma parte da quadrilha. Outros integrantes foram capturados num sítio utilizado como ponto de encontro dos bandidos. Também houve prisões no povoado de Altamira, localizado entre Esplanada e Conde. O último do grupo foi localizado na cidade de Feira de Santana, abordado num ônibus da empresa São Geraldo, procedente de São Paulo, com quatro pistolas (duas da PM paulista) e um revólver calibre 38. Três bisnagas de emulsão explosiva e um colete balístico da Polícia Civil de São Paulo também foram apreendidos na operação. O mais jovem integrante, Pedro de Carvalho Lins Pondé, o Peu, 22, é o único morador de Esplanada, filho do vice-prefeito da cidade e apontado como articulador do grupo. Era ele quem passava todas as informações do município, inclusive sobre as ações da polícia local, para a quadrilha. Além de Peu, foram presos na operação Paulo Ricardo da Silva, 23 anos, Luis Eduardo da Silva Sini, 27, Marcos Antônio Barbosa, 27, Rogério Machado Rodrigues, 35, Samuel Fernando Bezerra Nonato, 25, Cleidson Natan Santos do Nascimento, 23, Eduardo Andrade Guimarães, 33, Adelson Santos Mendes, 41, Ademir Santos Mendes, 37, Marco Aurélio Garcia Sesse, 34, e José Clemar Tabosa, 49. (Bocão News)

Em São Luís, homem tem surto e tira a roupa em aeroporto

Um fato inusitado chamou a atenção dos passageiros que estavam no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, na tarde desta quinta-feira (13). Segundo aPolícia Federal, um homem de cidadania croata acabou sendo detido após tirar a roupa em uma área reservada para o embarque de passageiros. A situação aconteceu por volta das 15h. “Nossos agentes foram chamados para averiguar a situação e quando lá chegaram verificaram que o homem teve um surto. Ele apresentou um atestado, que mostrava que ele possui um problema de saúde, mas que pode viajar, desde que devidamente medicado”, disse o agente Hilton Castro. “Nós chamamos o médico da Infraero para atestar a procedência do atestado e ele confirmou que o documento é legal e que foi assinado por um médico daqui deSão Luís”, acrescentou. Segundo o agente, o homem estava acompanhado de um amigo de mesma cidadania, que ainda tentou contê-lo. O passageiro não foi preso, apenas encaminhado para atendimento médico em uma clínica da cidade. No entanto, o fato foi comunicado para a Superintendência Regional da PF em São Luís. “A situação dos dois, quanto à documentação, é totalmente regular. O que houve foi um problema de saúde. Tanto que quando foi mandado aqui para a sala, estava bem calmo, sem problema algum”. Há pouco mais de um ano uma mulher foi detida no Cunha Machado, também por tirar a roupa em uma área reservada do aeroporto. (G1)

Polícia vai premiar 27 mil funcionários por redução do índice de crimes em abril

Policiais de 29 das 52 Aips (Áreas Integradas de Segurança Pública) receberão junto com o salário do mês que vem - previsto para ser pago nos dias 29 e 30 de abril - o primeiro Prêmio por Desempenho Policial (PDP), que vai beneficiar aqueles que alcançaram em 2013 a meta de redução de crimes violentos estabelecida pelo governo estadual. No total, cerca de 27 mil policiais civis e militares terão direito à premiação, que pode chegar a até R$ 4 mil. Das 52 Aisps da Bahia, 25 conseguiram reduzir o índice de CVLIs (crimes violentos letais intencionais: homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) em mais de 6%, a meta estabelecida para 2013. Policiais de outras quatro Aisps também terão direito ao prêmio - menor - por reduzir o número de crimes, mesmo sem alcançar a meta. Os números da criminalidade na Bahia foram apresentados em reunião do Pacto pela Vida - programa do governo estadual que reúne autoridades policiais, representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria e secretarias estaduais - realizada ontem na sede do Tribunal de Justiça com a presença do governador Jaques Wagner e do presidente do TJ-BA, desembargador Eserval Rocha.  Maiores prêmios  
Na reunião, foram divulgadas também as Aisps onde os policiais terão direito ao PDP-1 (Prêmio de Desempenho Policial), que varia de R$ 2.800 - para investigadores, escrivães, praças, peritos técnicos e servidores de áreas de apoio - a R$ 4 mil, para delegados, oficiais e peritos. 
O PDP-1 será pago aos policiais das Aisps que ficaram nos três primeiros lugares dos rankings de redução de índice. No ranking geral de variação relativa (percentual), o primeiro lugar ficou com a Aisp 9, Boca do Rio (queda de 50,8%), seguida pela Aisp 8, CIA (-44,3%) e pela Aisp 50, Santo Amaro (-33%).
No ranking de variação absoluta, a liderança ficou com a Aips 36, Feira de Santana, onde o número de crimes violentos caiu de 440 em 2012 para 343 em 2013. A segunda  foi a Aisp 55, de Teixeira de Freitas, com redução de 279 para 217, e a terceira, a Aisp 10, Pau da Lima, com queda de 143 para 109.
Também terão direito ao PDP-1 os policiais das três Aisps líderes dos rankings da capital e RMS e do interior - excetuando as  primeiras do ranking . Na capital e RMS, as três primeiras em redução percentual foram a Aisp 24, Simões Filho, a Aisp 25, Pojuca, e Aisp 2, Liberdade; por números absolutos,  foram a Aisp 13, Cajazeiras, a Aisp 3, Bonfim, e Aisp 4, São Caetano. No interior, a maior redução relativa foi da Aisp 43, Itapetinga, seguida da Aisp 42, Itaberaba, e da Aisp 45, Jequié; em números absolutos, o topo do ranking ficou com a Aisp 41, Itabuna, seguida pela Aisp 39, Ilhéus, e pela Aisp 56, Valença.
Reuniões do Pacto pela Vida terão policiais do interior
Os secretários da Segurança, Maurício Barbosa, e de Comunicação, Robinson Almeida, coordenador do Pacto pela Vida, decidiram convocar policiais militares e civis responsáveis por Aisps  do interior para participar das reuniões do programa que ocorrem quinzenalmente com representantes da capital e da Região Metropolitana. “Os números mostram que a redução da criminalidade foi maior nas grandes cidades. Precisamos interiorizar as ações”, disse o secretário Robinson Almeida, que deixa o governo no fim do mês para ser candidato a deputado federal e passará a coordenação do pacto para Cesar Lisboa, secretário de Desenvolvimento Social.
Os números fechados de 2013, apresentados ontem, revelam que os crimes violentos tiveram queda de 7,8% na Bahia de 2012 para 2013. Essa queda foi maior na capital (-10,5%) e na Região Metropolitana (-12,5%) do que no interior (-5,5%). Análise dos índices mostra que houve aumento no índice de crimes violentos nas cidades de até 30 mil habitantes (+ 2%), nos municípios de 30 mil a 50 mil (+ 2,8%) e nas cidade entre 50 mil e 99 mil moradores (+0,1%). Nos 16 maiores municípios, todos com mais de 100 mil habitantes, a tendência é de queda: apenas Barreiras e Paulo Afonso registraram pequenos aumentos no índice de crimes violentos. “Precisamos trazer os policiais do interior para esses encontros que são importantes por envolver outras áreas. Nos pequenos municípios, as dificuldades são maiores pela estrutura mais deficiente da polícia e até do Judiciário. A interiorização do Pacto pela Vida é uma prioridade para nós”, explicou Barbosa. 
De acordo com os secretários,  além da premiação em dinheiro, o governo vai promover um evento para homenagear as equipes que alcançaram o melhor desempenho na redução dos crimes violentos. “É importante valorizar o trabalho policial e o prêmio em dinheiro é apenas parte disso”, disse Robinson Almeida. O evento do Prêmio por Desempenho Policial está previsto para o fim de abril. (Correio)

Ônibus da prefeitura de Rio Real tomba e deixa 17 feridos

Um ônibus da prefeitura de Rio Real  tombou e deixou 17 pessoas feridas no km 42 da BA-093, próximo ao município de Mata do São João, região metropolitana de Salvador, na manhã desta sexta-feira (14). Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o veículo permanece no local e as vítimas ainda são socorridas por ambulãncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ninguém morreu no acidente. O ônibus transportava pacientes para um hospital de Salvador, quando o motorista perdeu o controle do veículo e ocorreu o acidente. As vítimas foram socorridas para hospitais de Camaçari, Mata de São João e Pojuca. (Bocão News)

Servidores públicos do Estado cobram reajuste e URV em assembleia-geral na terça
Os servidores públicos estaduais realizarão uma assembleia-geral na próxima terça-feira (18), às 14h, no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, em Salvador. Em pauta, está o reajuste linear, que deveria ter sido pago em 1º de janeiro, conforme data-base estipulada pelo Estatuto dos Servidores Públicos Estaduais. Segundo a presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab), Maria José Silva, o governo ainda não negociou a data e o índice de reajuste. “Já protocolamos a pauta em novembro na Governadoria, temos tentado audiência e até hoje não conseguimos. Vamos entregar o documento onde ele for”, reclama, ao referir-se ao governador Jaques Wagner. Ainda de acordo com a dirigente sindical, a assembleia vai discutir medidas em relação ao atraso do pagamento. “Vamos ver se faremos paralisação, greve por tempo indeterminado. E se ele anunciar antes da assembleia, temos que ver o valor que ele vai oferecer”, explicou. Segundo a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), a pasta está em fase de estudos técnicos sobre o reajuste, em conjunto com a secretarias de Planejamento e da Fazenda, e o valor deve ser fechado em breve, mas não há previsão de quando será divulgado. O encontro, que é organizado pela Fetrab, Associação dos Funcionários Públicos da Bahia (Afpeb) e pela seccional baiana da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), discutirá ainda a reposição das perdas salariais com a mudança da Unidade Real de Valor Monetário (URV) para o Real, realizada em 1994. (BN)

Professores municipais e estaduais aderem à greve nacional a partir de segunda- feira, 17

Professores das redes municipal e estadual de ensino devem aderir à paralisação nacional, que ocorre na próxima segunda, 17, terça, 18, e quarta-feira, 19, conforme informaram os representantes da categoria. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB) enviou, na quarta, 12, dois dias após o início do ano letivo, ofício ao secretário municipal da Educação, Jorge Khoury, informando sobre a adesão dos docentes da capital ao movimento. A paralisação foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Entre as reivindicações, destacam-se a exigência pelo cumprimento da lei do Piso, Carreira e Jornada e votação imediata do Plano Nacional de Educação. Os docentes também exigem investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria e a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública. Nos três dias de mobilização, os docentes pretendem fazer diversas manifestações em Salvador e no interior do estado, entre debates e caminhadas. [Confira programação completa abaixo]
Custo aluno
A mobilização foi anunciada pelo presidente da CNTE, após o Ministério da Educação orientar, em dezembro do ano passado, a atualização do piso para 2014 em 8,32%.
Conforme a APLB, o reajuste salarial leva em conta a estimativa de custo aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O critério utilizado pelo MEC para atualizar o piso, em 2014, compara a previsão de custo aluno anunciada em dezembro de 2012 (R$ 1.867,15) com a de dezembro de 2013 (R$ 2.022,51), sendo que o percentual de crescimento entre os valores foi de 8,32%. Com isso o piso foi reajustado para R$ 1.697,37.
No entanto, assim como no ano passado, a CNTE questionou o percentual de correção do piso para esse ano, uma vez que, conforme a Confederação, "dados já consolidados do FUNDEB, até novembro de 2013, apontavam um crescimento do valor mínimo de aproximadamente 15%". ATarde CNTE orientou as entidades filiadas a ingressarem na justiça local contra os governadores e prefeitos que mantêm a aplicação dos percentuais considerados defasados para o piso do magistério.

0 comentários:

Postar um comentário