Ads 468x60px

Final de Semana Sangreto em Salvador

Salvador teve mais um fim de semana violento. Doze pessoas foram assassinadas, mas o acumulado do ano, até o último domingo (20), é assustador. Ao todo, 314 mortes, uma média de 6 mortes por dia. A cada quatro horas, uma pessoa é assassinada em Salvador e na região mtropolitana.

De acordo com moradores e representantes de associação de moradores, os módulos policiais que funcionavam como espécie de posto de socorro de segurança pública estão fazendo falta.
Esses módulos foram desativados e apenas os que estão em locais mais movimentados, como terminais de ônibus, centro da cidade e orla marítima, por onde circulam muitas pessoas, continuam funcionando.
São 80 módulos fechados. Um deles já virou uma barraca de lanches, mas há módulos que viraram depósito de lixo, viraram pontos de consumo de drogas. A Polícia diz que a substituição desses módulos por viaturas que fazem as rondas nas ruas, tem o objetivo de dar mobilidade ao policiamento. Os moradores já não

 acham isso, eles dizem que quando conseguem encontrar uma viatura, infelizmente, o crime já aconteceu.
A polícia diz que há mais mobilidade, mas há uma polêmica sobre os números da segurança pública. A Secretaria da Segurança diz que há um policial para 300 pessoas, mas eles levam em conta todo o efetivo da Polícia Militar, todo o efetivo da Polícia Civil e até todo o departamento de polícia técnica. São 9,8 mil homens ao todo. O observatório de Segurança Pública, o instituto que faz pesquisa de violência encontrou outros números: há um policial para cada 700 moradores. Se forem levados em conta que 30% do efetivo fica nos quartéis, esse número corresponde a um policial para cada grupo de 1,5 mil habitantes.


Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário