Atendendo a um compromisso de campanha e como parte do programa de incentivo a geração de emprego e renda, considerado uma prioridade para o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, o governo municipal vem implementando, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e da coordenação política, o apoio à formação de cooperativas de produção.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy o projeto vem sendo implementado pela secretaria em parceria com várias empresas, que vão fornecer equipamentos industriais diversos e foi iniciado com a formação de cooperativas de corte e costura, bem como de produção de fraldas e derivados.
O projeto tem caráter inclusivo e visa qualificar trabalhadores para o mercado formal de trabalho, através do estimulo ao empreendedorismo: “A idéia inicial é de adquirirmos cinco máquinas para a produção de fraldas e derivados com capacidade de 12 mil unidades por dia, além de equipamentos de corte e costura”. O projeto vai ocupar um espaço na antiga feira do bairro da Conceição.
Segundo Maria Alice Araújo Pereira, que também coordena o projeto, o trabalho envolve inicialmente cerca de 150 pessoas que vão receber treinamento e capacitação através do Sebrae para trabalhar com costura e a confecção de roupas e na produção de fraldas geriátricas ou infantis, absorventes, pantufas e outros produtos.
Ela destaca que a FTC, Trifil e outras empresas aderiram ao projeto, que inclui um trabalho de treinamento e qualificação de mão-de-obra: “Não queremos apenas dar empregos, mas qualificar pessoas para o mercado de trabalho e ao mesmo tempo apoiar e estimular o empreendedorismo, valorizando a inclusão social e a cidadania”.
SAGCS – PMI Texto: Kleber Torres Fotos: ViníciusBorges

0 comentários:
Postar um comentário