Ads 468x60px

Autoridades debatem revisão de limites entre Itabuna e Ilhéus

Durante audiência pública realizada na última sexta-feira (15), em Itabuna, que marcou a presença do deputado estadual João Bonfim (PDT) e outros membros da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, pregou pelo bom senso e o entendimento entre itabunenses e ilheenses para realizar a revisão de limites entre as duas cidades.

Com o objetivo de verificar in loco os pontos de divergência que separam as cidades de Itabuna e Ilhéus, localizados entre os supermercados Makro e Atacadão, o deputado João Bonfim ouviu e analisou as proposições expostas pelos prefeitos, secretários e deputados representantes de Itabuna e Ilhéus, com base na lei 12.057, de 11 de janeiro de 2011, proposta pelo presidente da comissão, que versa sobre a redefinição dos limites dos municípios do Estado da Bahia. Também acompanhou os trabalhos da Comissão o representante da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Antônio Cunha.

Atualizações de divisas

“A lei nº 628/1953, que definiu os limites do Estado da Bahia, é quem valida os limites dos municípios de Itabuna e Ilhéus. Essa lei prevê uma revisão ites a cada cinco anos, porém, nesses 58 anos, nenhuma revisão foi feita. Por conta disso, essa lei [12.057, de 11 de janeiro de 2011] visa, exatamente, a corrigir as divergências que existem, dando uma visão diferente na questão da disputa de território”, destaca o deputado. E acrescenta: “Muitas das dúvidas são em função da imprecisão das leis, que foram elaboradas há muitos anos, onde os pontos são imprecisos ou não existem mais”.

O prefeito de Itabuna ressaltou a importância do papel da Assembléia Legislativa em solucionar os problemas que envolvem a população. De acordo com ele, o interesse maior na revisão dos limites territoriais recai sobre a comunidade. “O interesse maior, que não é do prefeito nem dos vereadores e de deputados, mas da população. Por isso, eu louvo essa lei, que o deputado vem conduzindo na Assembléia. Não vejo dificuldade da solução dos problemas entre Itabuna e Ilhéus, porque, até o momento, eu vejo a boa vontade de ambas as partes”, declarou Azevedo.

0 comentários:

Postar um comentário