Ads 468x60px

Deputado Tom Araújo congratulou-se com população de Canavieiras

ImagemEm homenagem aos 120 anos de emancipação político-administrativa do município de Canavieiras, o deputado Tom Araújo (DEM) apresentou à Assembleia Legislativa moção de congratulações à cidade pela chegada do seu aniversário, a ser comemorado no dia 25 de maio. 

O município criado com território desmembrado de Ilhéus, com a denominação de Imperial Vila de Canavieiras, foi criado na primeira década do século XVIII por portugueses. Porém, ao serem expulsos pelos índios que ali se encontravam, estes migraram para a foz do Rio Pardo, onde hoje se encontra a sede do município. 

O que ninguém imaginava era que em 1746 a história econômica de toda a região sul da Bahia ia ser mudada em Canavieiras, quando Antônio Dias Ribeiro plantou as primeiras sementes de cacau nas margens do rio Pardo, na Fazenda Cubículo. Entretanto, com as diversas crises seguidas da cultura cacaueira, tendo como ápice dessas a "vassoura-de-bruxa", o município passou a dar maior atenção ao turismo, em especial a partir da década de 1980. 

Segundo o deputado, a origem do nome Canavieiras é quase uma lenda, pois deriva do nome da família Vieira, que plantava cacau na região, assim cana-dos-vieiras derivou para Canavieiras. 

0 comentários:

Postar um comentário