Ads 468x60px

FÁBIO SOUTO APONTA FALHAS NO SISTEMA AEROVIÁRIO BRASILEIRO

A falta de estrutura e o péssimo serviço nos aeroportos brasileiros foram alvos de críticas do deputado Fábio Souto (Democratas-BA). Em discurso na Câmara Federal, ele lamentou as diversas irregularidades que impedem o avanço do setor aeroportuário e cobrou ação efetiva do governo para garantir melhorias aos usuários desse meio de transporte. Apesar da proximidade para a realização de grandes eventos esportivos no país e da liberação de verba para grandes obras, o Brasil não evoluiu e tem hoje um dos piores sistemas aeroviários do mundo.
“Dinheiro não falta. Se todo recurso investido nessa década em obras de reforma, ampliação e construção de novos aeroportos tivesse sido aplicado com seriedade, a realidade seria outra. Já gastamos dinheiro demais e nenhuma melhora foi sentida. A solução é enfrentar essa questão e resolvê-la. Para isso é preciso competência e compromisso, respeito ao contribuinte e o fim da impunidade”, apontou Souto, vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Nos últimos 10 anos, o número de passageiros de avião no Brasil dobrou. Os embarques chegaram a 200 milhões por ano e até 2030 devem passar dos 500 milhões. Reportagem recente do programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou que para suportar essa demanda, é preciso investir R$ 34 bilhões. Porém, segundo declarações do próprio ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, muitas obras estão paralisadas e inacabadas no país por causa do mau uso do dinheiro público. “Obras são feitas sem licitação, empresas envolvidas em escândalos ganham concessões, não atendem prazos estabelecidos, geram ainda mais problemas e não suportam a capacidade necessária de passageiros. O custo desses gargalos quem paga é o contribuinte”, destacou o deputado.

0 comentários:

Postar um comentário