O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, disse hoje (4) que os avanços brasileiros em políticas sociais e de combate à fome “não passaram desapercebidos para o resto do mundo”. “Esse conjunto de políticas mudou o rosto do Brasil. Hoje, [o país] é referência mundial no combate à fome e à miséria. E o Brasil não tem se negado à responsabilidade de compartilhar seu conhecimento”, disse. Graziano, que é brasileiro, deu as declarações em vídeo enviado para um seminário organizado para marcar os dez anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003, por meio do qual a produção de pequenos agricultores é adquirida para a merenda escolar. Representantes de países que usaram a experiência brasileira comentaram a implementação de suas próprias versões do programa. Entre outras iniciativas, o PAA inspirou o Purchase from Africans for Africa (PAA Africa), que reúne a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional e especialistas brasileiros. O PAA Africa atende a cinco países em caráter experimental: Moçambique, Senegal, Nigéria, Malauí e Etiópia. Além de compras locais para merenda escolar, os agricultores podem vender o excedente ao Programa Mundial de Alimentos (PMA) da FAO. Segundo o ministro Milton Rondó, coordenador de Ações de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 5.187 agricultores, 125 mil estudantes e 434 escolas são beneficiadas pelo programa na África. “Tem se desenvolvido de forma diferente em cada país, de acordo com suas especificidades. Mas, nos cinco, a FAO organiza os produtores. É bom lembrar que parte da alimentação escolar [no Brasil] era feita pelo PMA até o início dos anos 1990. É um salto que os países também podem dar”, disse Rondó. (Agência Brasil)Crime comum preocupa mais que risco de atentados durante a Copa, diz ministro
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse hoje (4) que o país precisa se dedicar mais em enfrentar crimes comuns do que possíveis atentados durante a Copa do Mundo deste ano. “Quando acolhemos a realização da Copa e da Olimpíada, sabíamos que conviveríamos com a exposição a esse risco. Não ao risco dos atentados de natureza política ou religiosa, que ocorrem no mundo, mas ao risco da violência social, do crime comum, que ocorrem nas grandes e megacidades do Brasil.” O ministro citou como exemplo a Tragédia de Munique, na Alemanha, em 1972, durante os Jogos Olímpicos de Verão, que terminou com a morte de 11 membros da equipe de Israel. Aldo Rebelo participou hoje de reunião com várias autoridades, na capital paulista, para debater os planos operacionais durante a Copa na cidade. O ministro informou que todas as seleções que vierem ao Brasil vão receber apoio na área de segurança. “É um evento que exige medidas preventivas para assegurar a integridade das delegações.” Rebelo foi perguntado sobre a presença da Polícia Federal dos Estados Unidos (FBI) junto com a seleção norte-americana, que, no mês passado, já visitou as instalações do Centro de Treinamento do São Paulo Futebol Clube, na capital paulista. Segundo o ministro, essa segurança própria, no entanto, era muito modesta em relação à fornecida para a delegação pelo governo brasileiro.Os protestos – ponto que também causa preocupação na capital paulista – não serão alvo de repressão, de acordo com a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão. “As manifestações ocorrem com muita frequência aqui em São Paulo, é quase que diário. A gente pretende, na área de segurança pública, atuar para garantir que as manifestações que ocorreram, tenham condições de ocorrer da melhor forma possível, mas que isso não interfira na organização dos jogos, na movimentação dos turistas, das seleções”, disse ela. Além da violência, as autoridades debateram hoje questões como funcionamento dos aeroportos, planejamento de segurança pública, de mobilidade, situação dos estádios, do trânsito e como ocorrerá a recepção dos turistas e delegações. De acordo com a vice-prefeita, na capital, as obras em torno da Arena Corinthians estão praticamente concluídas, num estágio de 83%. No estádio, a peça que provocou o acidente no ano passado foi removida e deve ser recolocada até o final deste mês. “A falta de chuva facilitou o andamento das obras. O prazo de 15 de abril deve ser cumprido.” Após o debate, Aldo Rebelo vistoria, em Campinas, o Centro de Treinamento da Ponte Preta, escolhido pela seleção de Portugal, e o Centro de Treinamento do Guarani Futebol Clube, que receberá a seleção da Nigéria durante a Copa. Depois, ele segue para vistorias no Paraná e em Porto Alegre. (Agência Brasil)
Um homem de 42 anos que trabalhava como eletricista desenvolveu uma catarata com formato de estrela nos dois olhos depois de receber uma descarga elétrica de 14 mil volts no ombro esquerdo. O caso foi mostrado na edição mais recente do periódico médico “The New England Journal of Medicine”. Por ser de cunho científico, a publicação não identifica o paciente, mas menciona que o acidente ocorreu há mais de dez anos e descreve a evolução da visão do eletricista ao longo desse tempo. Exames microscópios revelaram que o cristalino, uma espécie de lente interna existente no globo ocular, adquiriu opacidade em forma estrelada. A visão dos dois olhos se limitava a perceber o movimento das mãos. O paciente foi submetido a uma cirurgia para extração da catarata e a implantação de uma lente intraocular que melhorou um pouco a sua acuidade visual, mas um descolamento de retina o levou a uma nova cirurgia. O paciente ficou com o olho esquerdo muito comprometido, conseguindo apenas contar os dedos, e uma acuidade moderada no olho direito.
O tenente da Polícia Militar da Bahia Joserrise Mesquita de Barros morreu na tarde desta terça-feira (4), após quase dois meses de internamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Rafael, em Salvador. O oficial, de 30 anos, é a terceira vítima fatal do Curso de Operações Policiais Especiais (Copes), no qual dois outros candidatos morreram em dezembro, após a realização de testes físicos na sede do Batalhão da Polícia de Choque da Polícia Militar, em Lauro de Freitas. Antes dele, já tinham falecido no Hospital do Aeroporto os soldados Manoel dos Reis Freitas Júnior e Luciano Fiuza de Santana, 29. Dos quadros graves, apenas Paulo David Capinam, 26, escapou. No fim do ano passado, o Copes avaliou a aptidão física de 67 PMs. Durante uma das provas, a corrida de 10km, os quatro postulantes, lotados na 81° Companhia Independente de policiamento Especializado do Cerrado (Cipe), apresentaram sintomas de náusea. À época, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, informou ao Bahia Notícias a "imediata suspensão" da capacitação e instaurou inquérito para apurar se houve abusos no processo seletivo. (BN)
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai acompanhar a situação dos estabelecimentos prisionais brasileiros com maior rigor e de forma permanente. Com a criação da Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário, cujos membros foram empossados na manhã de hoje (4), a OAB promete não só vistoriar as prisões para verificar o cumprimento da Lei de Execuções Penais e fiscalizar a aplicação de recursos públicos, mas também denunciar os estados que não garantirem aos presos assistência jurídica, segurança, uma ocupação e condições de se reintegrarem à sociedade. “Vamos abrir uma pasta de monitoramento permanente para cada estabelecimento. Assim, teremos informações mensais, atualizadas por um programa de computador, para demonstrar à sociedade o que aconteceu em uma unidade prisional no período, as obras que estão sendo executadas, os recursos que estão sendo aplicados”, informou o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Constatadas irregularidades como a permanência de presos provisórios junto com os já condenados, ou descaso para com a integridade física dos detentos, a OAB recorrerá à Justiça e ajuizará ações civis públicas contra os governantes dos locais onde ocorrerem as falhas. “Vamos verificar quem está sendo negligente e produzir denúncias públicas permanentes”, ressaltou Coêlho. (Agência Brasil)
A auxiliar de cozinha Lucélia Cristina Paes, de 26 anos, está internada há três semanas numa clínica para dependentes químicos, em Araçoiaba da Serra, região de Sorocaba (SP), para tentar se curar de um novo vício: a internet. Desde que começou a usar a rede virtual, há seis anos, Cristina passou a aumentar o tempo de conexão até se tornar totalmente dependente. O vício a levou a perder o emprego, o marido e até a saúde. Quando foi internada, Cristina pesava 33 quilos a menos do que o peso normal. Longe do mundo virtual, a auxiliar de cozinha começa a se recuperar e já ganhou quatro quilos. Atendida por médicos e psicólogos, Cristina afirma que começou a usar a internet para pesquisas e fez amigos pelo antigo Orkut, a rede social mantida pelo Google. Tempos depois, aderiu ao Facebook, e ficava madrugadas inteiras em bate-papos virtuais. A auxiliar chegou ao ponto de esquecer de preparar o almoço para a família e até de levar os filhos para a escola. Depois de várias brigas, o marido decidiu pedir a separação e ela entrou em depressão. A doença aumentou a dependência da internet, e Cristina afirma que passou a usar um celular para se manter plugada o tempo todo.
Dizem que, no seu dia, a rainha das águas gosta de receber flores, espelhos, alfazemas... mas teve uma cidadã (daquelas que só se vê na Bahia) que decidiu presentear a orixá com seus próprios pêlos pubianos. O flagra foi feito pelo jornal Massa e repercute nas redes sociais. Entendidos no assunto dizem que a prática é uma simpatia para prender o coração de alguém. Será? (Bocão News)
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, assinou nesta terça-feira (4) o mandado de prisão do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP). Um dos poucos condenados do processo do mensalão que permanece em liberdade, o parlamentar petista passou a manhã em seu apartamento, em Brasília. Ao G1, o advogado Alberto Zacharias Toron, responsável pela defesa do deputado de São Paulo, afirmou que, "com certeza absoluta", o cliente dele vai se entregar à Polícia Federal ainda nesta terça. Toron não informou, porém, em qual horário e local Cunha irá se apresentar à polícia. O criminalista também não quis dar detalhes sobre onde está o deputado petista. "Isso é segredo de Estado", ironizou. O mandado de prisão foi assinado no início da tarde desta terça, segundo a assessoria de imprensa do STF. Ainda não há informações sobre se a PF já recebeu a ordem de prisão. Condenado a 9 anos e 4 meses por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva em regime fechado, João Paulo Cunha deverá cumprir inicialmente a pena de 6 anos e 4 meses no semiaberto, que dá direito a autorização para trabalho externo durante o dia, porque tem recurso pendente em relação à pena de lavagem, cuja punição é de três anos.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, incluiu na pauta da primeira sessão criminal de 2014, que ocorrerá nesta quinta-feira (6), um processo por suposto crime eleitoral contra o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-ministro José Dirceu, condenado no mensalão. De acordo com a coluna Painel da Folha de S. Paulo, também estão na pauta outros processos contra prováveis candidatos, como uma ação contra o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), e embargos a um acórdão do STF que recebeu queixa-crime contra o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ). Na última semana, o ministro Ricardo Lewandowski deu parecer favorável a que fosse analisado pedido de trabalho do ex-ministro da Casa Civil, durante período em que esteve interinamente na presidência da Corte.
Possível candidato à Presidência da República nas eleições de outubro, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), afirmou nesta terça-feira (4) ter a "percepção clara" de que o Brasil "parou" e "saiu dos trilhos" do desenvolvimento. No auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, Campos lançou, ao lado da ex-senadora Marina Silva (PSB-AC), as diretrizes para uma eventual gestão na Presidência. "É possível fazer melhorar o Brasil e fazer com que o país não saia dos trilhos. Seja em um assentamento rural, periferia no Sudeste ou qualquer cidade na Amazônia Legal que vamos, temos a clara percepção que as pessoas estão vendo que o país parou, saiu dos trilhos que vinha, que com idas e vindas estava avançando", ressaltou o presidente do PSB. De acordo com Campos, a "sensação" de que o Brasil "freou" impôs ao PSB lançar candidatura própria à Presidência da República. "De repente, houve a sensação da freada. Essa percepção clara impõe [uma atitude] ao PSB, que ajudou a construir a vitória do governo em 2010, a tomar a decisão unânime e mais dura [de se afastar do PT]", disse.
A fiscalização sanitária apreendeu 50 toneladas de alimentos e outros produtos de origem animal e vegetal sem certificação nos aeroportos brasileiros em 2013. Ao analisar esses produtos, pesquisadores encontraram 23 tipos de e vírus e bactérias diferentes. Nas malas que chegaram de Portugal, os fiscais da Receita Federal e do Ministério da Agricultura encontraram mel, salames, queijos e até bacalhau in natura e enlatado. Tudo isso é proibido, mas o operador de turismo Jairo Toledo não sabia. “Porque você não pode trazer produtos embalados, como bacalhau, que vem numa lata lacrada? Não sabia, realmente”, diz. No próprio aeroporto, tudo foi inutilizado. O fiscal agropecuário explica: produtos de origem animal só entram no Brasil se forem certificados. “O país de origem do produto deve certificar ao estado brasileiro a sanidade e isenção de risco de introdução de alguma enfermidade para o Brasil, como peste suína africana, peste suína clássica, doença de new castle nas aves, vaca louca”, explica Fábio Fraga Schwingel, fiscal federal agropecuário.
Os gastos com publicidade no Ministério da Saúde aumentaram, desde o início da gestão de Alexandre Padilha, que deixa a pasta para concorrer ao governo de São Paulo pelo PT. Em 2013, R$ 232 milhões foram pagos em propaganda, crescimento de 19,7% acima da inflação sobre os valores de 2012, que já haviam crescido 18,6% sobre 2011. O último registro de uma taxa de aumento expressivo aconteceu no ano eleitoral de 2006, quando os montantes envolvidos eram bem menores do que os atuais. A maior parte dos gastos com publicidade da Saúde são classificados como de utilidade pública. Campanhas de vacinação contra a paralisia infantil e as de prevenção de doenças como a Aids e a dengue são alguns exemplos.
Pesquisadores da USP de Pirassununga, no interior de São Paulo, desenvolveram uma carne mais saudável. Além de ter menos colesterol, a carne é enriquecida com vitaminas e minerais que fortalecem a imunidade do organismo. O alto teor de gordura saturada, aquela que aumenta o colesterol ruim, pode causar doenças cardiovasculares. O primeiro passo na pesquisa foi mudar a alimentação dos animais. A ração ganhou novos nutrientes e isso deu resultado. Durante três meses, os bois comeram uma ração enriquecida com óleo de canola, vitamina E e selênio, um mineral. Os bifes foram analisados em laboratório. A olho nu, não dá pra ver diferença, mas os nutrientes estavam lá. No caso do selênio, numa quantidade seis vezes maior que na carne comum. “Houve um aumento muito grande no teor de selênio na carne, de seis vezes, e um aumento grande também no teor de vitamina E, quatro vezes”, explica o pesquisador Marcus Antonio Zanetti.
O prefeito de Porto Alegre e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, José Fortunati, lamentou a falta de entendimento com o governo federal sobre o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup). Fortunati, que enfrenta um greve geral nos transportes coletivos na sua cidade, participou de um reunião, em Brasília, com o secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Henrique de Oliveria, acompanhado de representantes das cidades paulistas de Osasco e Carapicuíba, para demonstrar a insatisfação com o governo federal quanto se trata da desoneração do transporte público. “Não temos nada, infelizmente. A reunião, segundo o meu entendimento, foi ruim porque não conseguimos avançar.
A combinação entre chuvas intensas e ocupação irregular em São Paulo se transformou em fator de danos econômicos, tanto para os 39 municípios que compõem a região metropolitana da capital, como para o País como um todo. Somente em 2012, as enchentes paulistanas provocaram um prejuízo financeiro de R$ 311,2 milhões sobre o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O montante foi calculado pela economista Eliane Teixeira dos Santos, em pesquisa que serviu de base para sua tese de mestrado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), apresentada no final de 2013. No levantamento da pesquisadora, com base no PIB medido pelo IBGE entre 2008 e 2012, as enchentes paulistanas causaram prejuízo de R$ 1,13 bilhão em cinco anos. Eliane tomou como ponto de partida para estimar o custo das chuvas as despesas fixas das empresas instaladas em um raio médio de até cem metros de proximidade a pontos de alagamento do centro expandido da capital. A economista cruzou o prejuízo das empresas – entre eles o pagamento de salário a empregados impedidos de trabalhar por causa de alagamentos -, calculou o que isso significava na economia de São Paulo e expandiu a avaliação sobre a atividade econômica brasileira baseada no fato do Estado responder por 14% do PIB. “Se uma empresa de São Paulo fica paralisada, ela interrompe a cadeia produtiva de outros lugares”, diz Eliane.
A bancada do PSDB na Câmara dos Deputados protocolou, nesta terça-feira, 4, na Procuradoria-Geral da República, pedido de apuração dos supostos crimes de apologia a crime ou a criminoso e lavagem de dinheiro no processo de arrecadação de doações para petistas condenados no esquema do mensalão. Os tucanos questionam ato de desagravo realizado no 5º Congresso do PT, em dezembro passado, e o volume de recursos encaminhado ao ex-deputado José Genoino e ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Na representação, o atual líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), que nesta tarde passa a função ao deputado da Bahia Antônio Imbassahy, questiona não só o volume de recursos doado aos petistas como o curto tempo em que a soma foi conseguida. Com o apoio de familiares, amigos, apoiadores e militantes petistas, José Genoino arrecadou mais de R$ 700 mil em doações por meio de um site criado exclusivamente para a “vaquinha eletrônica”. Com o recurso, obtido em aproximadamente 10 dias, o petista conseguiu pagar multa de R$ 667,5 mil, decorrente da condenação no processo do mensalão. Delúbio Soares usou a mesma estratégia e conseguiu arrecadar R$ 1 milhão. A multa imposta pelo Supremo Tribunal Federal a Delúbio foi de R$ 466,8 mil. (AE)
Com a apreensão de um adolescente de 17 anos, integrante de uma quadrilha envolvida com tráfico de drogas e assaltos, em Vitória da Conquista, na sexta-feira (31), a Delegacia de Homicídios (DH/Conquista) elucidou dois homicídios ocorridos naquela cidade, em janeiro. O garoto confessou ter assassinado a tiros Jorge Luís Barbosa de Almeida, no dia 23, e Diego Santos Moreira, no dia 17, nos bairros Patagônia e Vila América, respectivamente. Depois de apreendido no bairro Brasil, onde mora com os pais, por uma equipe da DH/Conquista, o garoto foi ouvido pelo titular daquela unidade, delegado Neuberto Costa, e confessou que assassinou as vítimas porque elas integravam quadrilhas rivais. O delegado já solicitou a internação imediata do adolescente, mas ainda aguarda pela decisão da Vara da Infância e Juventude de Conquista sobre o pedido. (Ascom-PC)
0 comentários:
Postar um comentário