Do total de 474.903 eleitores convocados na Bahia, 318.491 (aproximadamente 67%) já fizeram o recadastramento biométrico, que está na reta final, informou, nesta segunda-feira, 17, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Conforme o órgão, entre julho de 2013 e fevereiro de 2014, 14 cidades do interior do estado finalizaram o procedimento. Outros 14 municípios continuam com atendimento previsto até o final deste mês de março. Em Senhor do Bonfim, que atende também aos eleitores de Andorinha, o procedimento será encerrado na próxima sexta-feira, 21. As cidades de Ipiaú, Ibirataia e Barra do Rocha (24ª Zona Eleitoral), Arataca e São José da Vitória (166ª Zona Eleitoral), Canavieiras e Una (116ª Zona Eleitoral) e Santo Antônio de Jesus, Dom Macedo Costa e Varzedo (56ª Zona Eleitoral) encerram em 28 de março. O recadastramento é obrigatório a todos os eleitores convocados, que só poderão votar nas eleições de outubro caso estejam quites com a Justiça Eleitoral. O procedimento consiste na coleta de impressão digital, fotografia da face do eleitor e também da assinatura digital. A medida, conforme o TRE, faz com que a votação se torne mais segura para o eleitor e para a Justiça Eleitoral. A lista dos municípios que precisam fazer o recadastramento e o cronograma podem ser consultados no site do TRE.
Salvador
Os eleitores que votam em Salvador não vão realizar o recadastramento biométrico para as eleições de 2014. A obrigatoriedade do procedimento na capital só deve ser definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) depois do pleito desse ano.
Atentado suicida mata mais de dez civis no Afeganistão
Pelo menos 15 civis morreram, entre eles mulheres e crianças, e outros 39 ficaram feridos nesta terça-feira (18) em um atentado suicida em um mercado da cidade de Meymaneh, no norte do Afeganistão, informou uma autoridade local. "O suicida explodiu nesta manhã as bombas que levava em um 'rickshaw' - veículo de três rodas -, em um movimentado mercado de Meymaneh, capital da província de Faryab", disse o governador provincial, Ahmadullah Batash, de acordo com a agência "AIP". "Há mulheres e crianças entre as vítimas. Mas não podemos precisar o número exato neste momento", acrescentou a fonte. Ele detalhou que o número de mortos e feridos pode aumentar, já que as vítimas ainda estavam sendo transferidas para os hospitais. Os atentados suicidas são, junto com os artefatos explosivos improvisados (IED, sigla em inglês), os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, e que acabam causando um alto número de vítimas civis.Segundo um relatório recente da ONU, a guerra do Afeganistão se tornou mais violenta para os civis em 2013, quando causou quase 3 mil mortes e 5,7 mil pessoas ficaram feridas, sendo que 34% do total foram atingidos pela explosão de artefatos improvisados - 962 mortos e 1.928 feridos. O conflito afegão se encontra em um de seus momentos mais violentos desde a invasão dos EUA, que propiciou a queda do regime talibã há 12 anos. O país asiático vai realizar eleições presidenciais no próximo dia 5 de abril. Este ano é o último com a presença de tropas da Otan no Afeganistão, de acordo com um calendário de retirada gradual que será concluído em dezembro, quando as forças locais assumirão a segurança em todo o território do país.
Adriane Galisteu concedeu uma entrevista à coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. Quase 20 anos após a morte de Ayrton Senna, Xuxa e Adriane Galisteu, que namoraram o piloto, se encontraram no sábado no 10º CEO's Family Workshop, no Guarujá. "Xuxa não é minha amiga, mas estamos longe de sermos inimigas. Acabei de ir até lá dar um beijo na Viviane e inclusive ajudei a arrecadar dinheiro para a Fundação Xuxa Meneghel. Somos todos civilizados e estamos no mesmo lugar. É isso", afirmou. Galisteu estava com Vittorio, 3 anos, seu filho com Alexandre Iódice. "As pessoas até se surpreendem porque a Xuxa está aqui e o Vittorio não sabe nem quem é. Não que ele nunca tenha visto porque é ela, mas é que ele não assiste mesmo televisão", explicou.Mais de 2 milhões de contribuintes declararam o Imposto de Renda
O número de contribuintes que acertaram as contas com o Fisco passou de 2 milhões. Até as 17h de segunda-feira (17/03), cerca de 2,3 milhões de contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal, que espera receber 27 milhões de declarações neste ano. O prazo para entrega vai até 30 de abril. O programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet desde 26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários só começou no último dia 6, assim como a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets e smartphones. Neste ano, os contribuintes com certificação digital ou representantes com procuração eletrônica receberão, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), eles têm acesso ao documento preenchido com antecedência pelo Fisco e só precisam confirmar as informações para enviar a declaração. As regras para o preenchimento da declaração foram divulgadas em 21 de fevereiro no Diário Oficial da União. Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento. Também terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental. Desde a semana passada, o contribuinte pode tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda pela internet. Está disponível no canal da Receita Federal no Youtube um vídeo com explicações sobre as novidades da declaração deste ano e com dicas para evitar erros no preenchimento das informações. (Agência Brasil)- "Não sou modelo de passarela, minha vida não é novela", "estuprador não pode tá na certidão", são algumas músicas entoadas pela Batucada Feminista, banda do comitê estadual da Marcha Mundial, que abriu a Caminhada das Mulheres, no Campo Grande, na tarde desta segunda-feira (17). Segundo a representante do comitê em Salvador, Liliane Oliveira, a Marcha Mundial está presente em 160 países. No Brasil, elas se colocam contra o Estatuto do Nascituro. Nele há um artigo que manda que a mulher estuprada coloque na certidão do seu filho o nome do seu algoz. A Marcha Mundial das mulheres se juntou a dezenas de mulheres que reivindicam direitos. A presidente da Força Sindical, Nair Goulart, salientou que o mês de março e de comemoração, mas também de brigar por conquistas. "A mulher ainda ganha 70% dos homens, ela tem de lidar com todo tipo de assedio, tanto sexual quanto moral", frisou.

- A senadora Lidice da Mata, pré-candidata ao governo do estado, falou da importância de tornar a Lei Maria da Penha ainda mais eficaz, uma vez que ainda são alarmantes os dados da violência contra a mulher. Presidente da Articulação Baiana de Travestis, Milena Passos, acredita que a luta deve ser estendida à questão de gênero. "Temos que lutar pela ampliação dos direitos das mulheres as trans e travestis", assinalou. (Bocaonews)
Policiais militares realizam assembleia na próxima sexta-feira
Policiais e bombeiros militares vão se reunir em uma assembleia geral que será realizada na próxima sexta-feira (21). A assembleia, que terá a participação de várias associações da categoria a exemplo da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra) e da Associação de Praças da Polícia Militar da Bahia (APPM-BA), será realizada às 15h, no Wet’n Wild, na avenida Paralela. A assembleia geral conjunta é para deliberação sobre aceitação ou rejeição, total ou parcial, das propostas apresentadas pelo governador Jaques Wagner. Um comunicado oficial sobre o andamento do processo de modernização da Polícia Militar, que está sendo conduzido por um grupo de trabalho (GT) composto pelas associações da corporação e por membros do governo, foi emitido pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro. Segundo Castro, o prazo do dia 10 de abril deste ano para apresentação das medidas a serem adotadas pelo governo foi definido em comum acordo entre todos os presentes na reunião realizada no dia 21 de fevereiro no último dia 21 de fevereiro. A reunião contou com a presença do governador Jaques Wagner, secretários estaduais e associações de policiais militares. “O processo de modernização administrativa em curso não pode ser confundido com campanha salarial. Até mesmo porque, para este ano, está assegurado aos policiais militares o pagamento da primeira parcela da GAP 5 em novembro, o reajuste geral que for concedido ao funcionalismo público e ainda, agora em abril, o Prêmio por Desempenho Policial à grande parte da corporação pelo cumprimento das metas do Programa Pacto pela Vida”, diz um trecho comunicado oficial. (Correio)Pacientes com doenças raras terão acompanhamento a distância no tratamento
O Ministério da Saúde incluirá na assistência a pacientes com doenças raras o acompanhamento por especialistas que atuam nos principais centros de referência do país pela internet, por telefone e por videoconferência. Profissionais de saúde da Atenção Básica vão poder usar a ferramenta Telessaúde, que permite a troca de dados e orientações com especialistas sem sair dos postos de atendimento e em tempo real. Segundo a pasta, a implementação ocorre até o final do primeiro semestre de 2014 e deve auxiliar no conhecimento sobre sinais e sintomas das cerca de 8 mil doenças raras, que afetam aproximadamente 15 milhões de brasileiros. A medida faz parte da política de atenção às doenças raras, criada no mês passado. Hoje o Telessaúde é usado para auxiliar no atendimento a pacientes com hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas. É uma ferramenta que utiliza a internet , telefone e videoconferência como ferramentas para trocar informações entre profissionais a distância. Atualmente, o programa funciona em mais de 3 mil municípios, com mais de 5 mil pontos em todo o país. Dentro do processo de implementação da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, o Ministério da Saúde publicará nova portaria neste mês que atualiza e define as regras para o aconselhamento genético, que vai poder ser feito por equipe multiprofissional habilitada. Quando se tratar de diagnóstico médico, tratamento clínico e medicamentoso, será obrigatória a presença de um médico geneticista. É obrigatória também a elaboração de laudo pelo profissional que faz o aconselhamento genético e que ele seja anexado ao prontuário do paciente. Entre as mudanças trazidas pela nova política está a organização da rede de atendimento para diagnóstico e tratamento para as doenças raras, que passam a ser estruturadas em eixos e classificados de acordo com suas características. Também foram incorporados 15 novos exames de diagnóstico em doenças raras, além da oferta do aconselhamento genético no Sistema Único de Saúde (SUS) e o repasse de recursos para custeio das equipes de saúde dos serviços especializados. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, existem mais de 240 serviços para promover ações de diagnóstico e assistência completa, com a oferta de tratamento adequado e internação nos casos recomendados. (Agência Brasil)Moranguinho fala sobre aborto: ‘Nunca imaginei passar por isso’
Na madrugada desta terça-feira, 17, Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho, usou seu perfil no Instagram para se manifestar sobre o aborto espontâneo que sofreu. Em post na rede social, a mulher do cantor Naldo afirmou nunca ter imaginado passar por essa situação. “A vida é assim mesmo. Um dia ganhamos e outro perdemos e infelizmente, às vezes, as coisas não acontecem como planejamos e nos causa dor. Nunca imaginei passar por isso, mas por algum motivo Deus permitiu essa fatalidade em minha vida. Por vários dias me perguntei ‘Por que eu?’. Mas hoje, com o passar dos dias amenizando a minha dor, começo a reorganizar meus pensamentos e crer que o melhor está por vir, que eu não sou tão forte quanto prévia e nem tão fraco quanto temia”, escreveu. “Mas aprendi a me equilibrar nos extremos e que no final o que me move não é tão forte para me derrubar, mas é intenso e doloroso para me fazer ir mais além. Que até o que nos fere nos ensina e nos faz fortalecer. Desejei esse momento mais que tudo, planejei e me preparei para receber essa dádiva. Mas esse não era o tempo de Deus e as coisas não aconteceram como eu gostaria, mas seja quando for, eu estarei aqui de braços abertos e sorriso no rosto, pronto para receber o que ele me preparou. Mais um anjo no céu. Amor”, completou. Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho, perdeu o filho que esperava de Naldo. A notícia, publicada pelo colunista Léo Dias, do jornal "O Dia", foi confirmada pela própria morena na manhã desta segunda-feira, 17. No entanto, claramente emocionada, ela não quis dar detalhes do que aconteceu. "A notícia é verdadeira sim. Mas desculpa, não tenho cabeça para falar disso. Não estou legal", declarou Ellen. Segundo Léo Dias, ela foi submetida a uma curetagem, procedimento médico que tem como objetivo retirar os restos da placenta, na noite deste sábado, 15, após sofrer um aborto espontâneo na semana passada. Ela teria procurado um hospital na quarta, 12, após sentir fortes dores abdominais. (Ego)

1 comentários:
sou Maria Isabel jesus dos santos estou a procura de meus familiares minha mae olivia jesus dos santos ultimo endereço rua do campo numero 18 barra do rocha bahia telefones para contatos sao: 11980946412(oi) 11963343681(claro)1181861793(tim)11946628806(oi)1198611794(vivo)11988837207(claro) JA ESTAMOS PREOCURANDO AH 16 ANOS Juliana,marinhinha, obrigado pela atençao tomara que noiz encontremos
Postar um comentário