O diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Dirceu Barbano, elegeu a obesidade e o uso de agrotóxicos como as principais preocupações da agência hoje. Segundo Barbano, que participou na manhã de hoje do Fórum a Saúde do Brasil, promovido pela Folha de S.Paulo, a obesidade precisa ser combatida a partir da vigilância do comportamento alimentar do brasileiro. "É um problema que vamos ter que enfrentar porque não é um remédio que vai resolvê-lo. É preciso entender a obesidade como doença", disse."Outro problema grave no Brasil é a ampliação da utilização de agrotóxicos", afirmou Barbano. O problema preocupa a agência porque, segundo o diretor-presidente, pode ter vínculo direto com o aumento de casos de câncer no país. "Ainda não existem estudos conclusivos capazes de mostrar que estamos em um caminho seguro, que não haja relação direta entre as ampliações do uso de agrotóxicos e do número de casos de câncer no Brasil", disse. "Estamos financiando pesquisas nesse sentido."(Folhapress)
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia publicou, na edição do Diário Oficial, desta quarta-feira (26), a lista final de 194 convocados para contratação temporária de pessoal na função de professor, em caráter emergencial, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), selecionados por meio do Edital 004/2013. Os selecionados precisam comparecer até a próxima terça-feira (1º de abril), no horário das 8h30 às 12h e das 14 às 17h30, nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (Direc) a que pertence o município para o qual foram aprovados. A relação de documentos necessários está disponível no Portal da Educação.
Uma estudante de direito de 24 anos morreu vítima de dengue hemorrágica em Salvador na madrugada de quarta-feira (26). A informação foi confirmada nesta quinta-feira (27) por Juarez Dias, coordenador da Vigilância de Emergência e Saúde Pública do Estado da Bahia. Segundo Dias, a jovem, que era moradora do bairro da Pituba, deu entrada no Hospital do Subúrbio no dia 23 de março e depois foi transferida para o Hospital Couto Maia, também na capital baiana, onde faleceu. O coordenador afirma que este é o primeiro óbito por dengue hemorrágica registrado em Salvador em 2014.(TV Bahia)
O papa Francisco recebeu nesta quinta-feira (27) no palácio apostólico o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no primeiro encontro privado entre os dois líderes desde que Francisco foi eleito pontífice há um ano. "Sou um grande admirador", disse Obama, em inglês, ao papa no início do encontro. Após cerimônia da guarda suíça, Obama e sua delegação foram levados a um salão com afrescos onde o presidente e o Papa apertaram as mãos. Obama destacou a crescente diferença entre ricos e pobres durante o encontro com o Papa Francisco, um evento que era esperado para se concentrar na luta contra a pobreza e em controvérsias sobre temas como aborto e direitos dos homossexuais. O presidente dos Estados Unidos elogiou o Papa por sua ênfase em ajudar os pobres e disse que a reunião poderia dar um impulso a algumas de suas iniciativas, como aumentar a classe média e ajudar os americanos de baixa renda. Em entrevista a um jornal local, Obama disse que a globalização e o aumento do comércio levou centenas de milhões de pessoas a sair da pobreza nas últimas décadas.
Depois de deixar alguns aliados para lá de insatisfeitos com o arranjo final da chapa situacionista que deve disputar o pleito de outubro deste ano, o governador Jaques Wagner (PT) pode acumular mais um problema ligado à pré-campanha. Nesta quarta-feira (26), ele se tornou alvo de uma ação protocolada pelo Partido Democratas na Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA), após divulgar dados de uma pesquisa encomendada, na qual o pré-candidato petista ao cargo máximo da gestão estadual, Rui Costa, O levantamento foi mencionado pelo líder do Executivo baiano durante entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, da Rádio Metrópole FM. Em documento entregue à PRE, a legenda contrária alega que o diagnóstico não foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, por isso, não pode ser veiculado em meios de comunicação. “Este registro visa, acima de tudo, atestar a idoneidade da pesquisa. (...) Seus dados podem ser manipulados a ponto de passar à sociedade uma situação que inexiste em relação aos candidatos de preferência daquele que divulgou”, diz o texto, assinado pelo advogado do DEM, Ademir Ismerim. Na representação, o partido pede que Wagner seja condenado à multa mínima prevista pela legislação eleitoral, de R$ 53 mil. No artigo 33 da Lei 9.504/97, o Tribunal Superior (TSE) determina que pesquisas de opinião pública sejam registradas até cinco dias antes de sua divulgação. (BN)
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, chorou nesta quarta-feira (26) em audiência pública na Câmara ao negar envolvimento em um suposto esquema para empregar militantes do PDT como funcionários "fantasmas" da ONG ADRVale. O esquema teria tido início em 2008, quando Dias era presidente do diretório do PDT em Santa Catarina e secretário-geral da sigla. A ADRVale era beneficiária de convênios com o Ministério do Trabalho, mas foi extinta em 2012 depois que a Controladoria-Geral da União proibiu que novos convênios fossem firmados com o poder público. Dias e os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e Jorge Hage (Controladoria-Geral da União) foram convocados falar na Comissão de Fiscalização e Controle sobre irregularidades em repasses do governo a ONGs. A aprovação dos requerimentos ocorreu no dia 12 de maio, em uma semana marcada pelo agravamento da crise entre a base aliada e o Palácio do Planalto. A justificativa usada para a audiência foi o recebimento pelo Ministério Público Federal em Santa Catarina, no dia 10 de março, de um inquérito que citaria o ministro do Trabalho em suposto esquema de corrupção. Ao responder questionamentos de deputados, Manoel Dias se emocionou e teve que interromper a fala por cerca de um minuto. “Não vão encontrar nada na minha vida. Eu tenho família e eu sempre atuei corretamente”, disse o ministro. Depois de uma pausa para se recompor, Dias disse que vem "de uma geração que ainda sonhava em fazer uma revolução”. “Eu não tenho nada com relação a essa entidade. Conheço as pessoas que a constituem. Um dos diretores dessa empresa [ADRVale] foi prefeito de Brusque (SC) pelo PDT. É uma pessoa que, se errou, cada um paga pelos erros que comete”, afirmou.(G1)
Nilton de Oliveira Figueiredo, de 34 anos, foi preso após tentar estuprar uma estudante universitária dentro de um ônibus do transporte coletivo da cidade de Teixeira de Freitas (distante a 801 km de Salvador), nesta quarta-feira, 26. De acordo com a delegacia da cidade, a estudante, de uma faculdade localizada no Centro da cidade, voltava para casa quando foi abordada por Nilton dentro do veículo, da Viação Santa Clara. Na delegacia, a estudante afirmou que vinha sendo perseguida por Nilton desde o ponto em que pegou o ônibus, em frente ao Terminal Rodoviário. Ela disse que, quando entrou no ônibus, o suspeito a acompanhou e se sentou ao seu lado. Depois, Nilton teria tirado a calça e encostado o órgão genital na estudante. A universitária, então, se levantou e saiu correndo, chamando atenção de todos que estavam no coletivo. Passageiros que estavam no veículo detiveram Nilton até a chegada da polícia. Ele foi conduzido para a 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, onde negou que tenha tentado estuprar a estudante. O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher.(A Tarde)


0 comentários:
Postar um comentário