Ads 468x60px

Universidade para Todos abre inscrição para pré-vestibular gratuito


Estudantes interessados em participar do cursinho pré-vestibular gratuito "Universidade para Todos" já podem fazer a inscrição a partir desta terça-feira (25). São 21.685 vagas disponíveis para alunos matriculados no 3º ano do ensino médio, oriundos de escolas da rede pública estadual ou municipal. A inscrição acontece exclusivamente pela internet, no Portal da Educação, e segue até o dia 1º de abril.

Edílson Capetinha é preso por atraso no pagamento de pensão alimentícia
O ex-jogador de futebol Edilson Capetinha, que atuou tanto pelo Bahia quanto pelo Vitória, foi preso na tarde desta quarta-feira (26), em operação da equipe de Investigação e Busca da Polícia Interestadual (Polinter), em cumprimento de mandado expedido pela 9ª Vara da Família de Salvador, por atraso no pagamento de pensão alimentícia. Edilson pode ficar preso na sede da Polinter, no Complexo dos Barris, por até 60 dias, até que quite a dívida ou entre em acordo com as partes. De acordo com informações da assessoria da Polícia Civil, Edílson era procurado há três meses. Ele vinha sendo monitorado e estava sendo difícil localizá-lo. O ex-jogador não era encontrado no seu endereço e ninguém sabia informar onde ele estava. Hoje Edílson foi preso na Avenida Anita Garibaldi, mas não houve resistência. (BN)

Babá é acusada de matar bebê de 7 meses no Rio: “não aguentava o choro”


A babá Ingrid de Carvalho Cristino, de 20 anos, é acusada de matar o bebê Paulo Henrique Cezário dos Santos, de 7 meses, nesta terça-feira, 25. O crime aconteceu no Morro de São Carlos, no Estácio, zona norte do Rio. Segundo o delegado assistente da 17ª DP (São Cristóvão), Othon Alves Filho, ela foi presa em flagrante por homicídio qualificado por motivo fútil. Ingrid cuidava do bebê, da filha de três anos e de outras crianças, quando o menino começou a chorar por volta das 14h30. Irritada, ela bateu no menino e depois pisou no pescoço e no peito do bebê. Com a impacto, o coração e a coluna de Paulo Henrique foram atingidos. “Ela deu duas cotoveladas no diafragma da criança, que estava na cama e caiu. Depois ela pisou no pescoço e na barriga do bebê”, afirmou o delegado. Ele acrescentou que a babá não demonstrou arrependimento. Quando chegou para buscar o bebê, por volta das 17h30, a mãe, Nathali Fernandes Cesário, de 21 anos, percebeu que havia algo errado, levou o filho para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), que fica na frente do morro.Paulo morreu no início da noite. Ingrid e a filha de 3 anos acompanharam Nathali até o hospital. Lá a menina contou para duas mulheres que a mãe tinha ido a uma festa de noite e não estava conseguindo dormir com o choro de Paulo Henrique. As mulheres chamaram a polícia e ela foi levada para a 17ª DP, onde confessou o crime. Ela disse que não estava dormindo, mas que “não aguentava o choro” do bebê. A babá foi levada para um presídio feminino. Ingrid cuidava de Paulo Henrique há quatro meses. “Era um bebê puro, que nunca fez mal a ninguém”, disse o pai Luiz Henrique Soares dos Santos, de 24 anos. Santos e Nathali têm outro filho, Pedro, de 3 anos, que estava na creche quando o irmão foi morto. (Estadão)

Petrobras deve reajustar preço da gasolina em 2014, diz Graça
A presidente da Petrobras, Graça Foster, deu sinalização positiva para um possível reajuste do preço dos combustíveis em 2014. Em anúncio a analistas nesta terça-feira (25), a executiva – que tem atravessado um dos mais difíceis momentos políticos e financeiros da história da estatal – afirmou ser provável o aumento do preço da gasolina em 2012, o que contraria a visão dos que não acreditavam em um incremento impopular em pleno período eleitoral. A declaração foi dada após a divulgação do rebaixamento nota de risco da petroleira para BBB-, na agência americana Standard & Poors. Especialistas apontam os reajustes como fatores fundamentais para o equilíbrio econômico da Petrobras.

Dor nas costas é responsável por maior número de incapacitados no trabalho no mundo
Problemas acarretados por dores nas costas representam a principal causa de incapacidade no trabalho no mundo. De acordo como dois estudos publicados nesta terça-feira (25), no "Annals of the Rheumatic Diseases", revista ligada ao grupo British Medical Journal (BMJ), as dores lombares respondem também por um terço dos casos de invalidez. Pesquisadores americanos e australianos usaram estatísticas de 187 países que apontam a lombalgia em 9,4% da população mundial, o que inclui crianças. Ainda segundo os estudos, as regiões mais afetadas são Europa ocidental, norte da África e Oriente Médio, contra uma menor incidência na América Latina e no Caribe. Os pesquisadores também informaram que o problema aumenta com a idade. Segundo um dos estudos publicados no "Annals of the Rheumatic Diseases”, o fenômeno provocará um incremento de pessoas com dores lombares em países menos desenvolvidos nas próximas décadas. Outro estudo, feito com as mesmas estatísticas, conclui que as lombalgias representam um terço dos casos de invalidez provocada pelo trabalho. Agricultores e pessoas com idade entre 35 e 65 anos são o grupo mais vulnerável. Informações da AFP.

Escola faz rodízio de aulas por falta de carteiras em Vitória da Conquista

Alunos da Escola Municipal Fidelcina Carvalho Santos, localizada no bairro Urbes VI, em Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, assistem às aulas em esquema de rodízio devido à falta de carteiras escolares na instituição. Segundo relatos dos pais, o problema acontece pelo menos uma vez por semana em cada turma da escola que tem cerca de 900 alunos distribuídos entre a 5ª e 8ª série. Além da falta de carteiras, os alunos também relatam que estão sem livros didáticos, e ainda tiveram que pagar um valor de R$ 25 pela farda, que não foi entregue. Pais e responsáveis dizem estar precocupados com o rendimento escolar das crianças. “Eu não aceito isso. Minha neta precisa estudar, não pode ficar em casa. Na sala dela tem dia que tem aula e tem dia que não, eu nunca vi escola ter rodízio", reclama dona Elisabeth Souza, avó de um dos alunos. “Alguns professores ficam em pé e dão a cadeira para os alunos", disse uma das estudantes. “A gente vai fazer o quê? A gente precisa estudar. Agora, eu quero saber cadê as carteiras, cadê os livros e a pintura da escola? Até a farda a gente paga, e deveria ser de graça", completou outra estudante. Em nota, o secretário de Educação de Vitória da Conquista, Ricardo Marques, disse que as novas carteiras já estão sendo produzidas pela empresa vencedora da licitação e devem ser entregues ainda no mês de abril. Ainda na nota, foi informado que marceneiros da Secretaria de Educação trabalham na recuperação de algumas carteiras. A nota diz também que a reforma da escola deve ser feita no período das férias do fim de ano. A entrega da farda está prevista para abril, mas o secretário não explicou por que os estudantes precisam pagar pelas fardas. (G1)

Apesar da lei seca, 30% dos jovens já dirigiram depois de beber no Brasil

Apesar do recente endurecimento da lei sobre álcool e direção no país, 30% dos homens com até 25 anos dirigiu depois de beber pelo menos uma vez no último ano. É o que mostra o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado nesta quarta-feira (26) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Embora a prática seja bem menos frequente entre as mulheres jovens (4% declararam ter dirigido depois de beber), quase um terço delas já pegou carona com um motorista alcoolizado. O dado mostra que a prática expõe tanto homens quanto mulheres a risco. A pesquisa mostra que os adolescentes de ambos os sexos começam a beber com pouco menos de 15 anos. E um quarto da população menor de idade bebe. Considerando a faixa etária até 25 anos, praticamente metade consome álcool, indica o levantamento. Dos jovens que relataram beber, grande parte faz uso em forma de "binge", ou seja, consome muito (quatro doses ou mais para mulheres, e cinco doses ou mais para homens) em um curto espaço de tempo (cerca de duas horas). Mais de um terço (36%) bebe dessa forma toda semana. "Não se trata daquele 'beber socialmente'. É um tipo de comportamento que pode levar a uma série de problemas. É interessante notar que a bebida mais consumida é a cerveja e, nas propagandas, as pessoas aparecem sempre como se estivessem consumindo uma quantidade pequena", diz a psicóloga Ilana Pinsky, doutora em psiquiatria e uma das responsáveis pelo Lenad. Os jovens relataram iniciar o consumo de tabaco aproximadamente na mesma idade em que começaram a beber – por volta dos 15 anos. Por conta das várias políticas públicas na área, o consumo de cigarro vem se reduzindo ano a ano nas últimas décadas. Todavia, os pesquisadores consideram preocupante que cerca de 5% dos meninos menores de 18 anos e quase 18% dos homens jovens com idade entre 18 e 25 anos ainda fume. (Uol)

CCJ aprova PEC que permite Justiça do Trabalho julgar causas de acidente
A Justiça do Trabalho poderá ter competência constitucional para processar e julgar causas originadas de acidentes de trabalho. O substitutivo do relator, senador Humberto Costa (PT-PE), à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 42/2005 foi aprovado hoje (26) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O substitutivo altera o texto original da PEC, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que elimina a possibilidade de a Justiça do Trabalho processar e julgar ações para recebimento de prestações previdenciárias decorrentes de acidentes de trabalho. “A discussão sobre benefício pode incluir a definição de qual é o benefício cabível e até o reajuste de proventos e a comprovação dos requisitos exigidos pela legislação previdenciária seriam levados a um novo Juízo”, explicou Humberto Costa que manteve a competência da Justiça Federal para julgamento de questões previdenciárias. O relator também suprimiu a referência a dolo ou culpa do empregador na definição da competência da Justiça do Trabalho para julgar ações motivadas por acidentes de trabalho. “Os motivos causadores do acidente só poderão ser averiguados no curso do processo e podem não ser visíveis de imediato”, ponderou. (Agência Brasil)

Menina de 4 anos faz poses de ioga com a mãe e vira febre na internet
A americana Laura Kasperzak ganhou fama na web após protagonizar lindas cenas ao lado da filha, a pequena Mini, de 4 anos. Praticante de ioga há 17 anos, a mãe acabou estimulando a curiosidade da garotinha, que resolveu imitá-la e virou febre na internet. Tudo começou quando Mini imitou a mãe em alguns exercícios de ioga. Laura gostou ada situação e resolveu fazer algumas fotos das duas juntas. Foi o bastante para emocionar internautas de todo o mundo, que se derretem ao ver as imagens. Recentemente, a americana de Nova Jersey criou uma conta no Instagram para compartilhar algumas fotos de suas séries e logo virou um fenômeno. Atualmente, ela possui mais de 800 mil seguidores.

Presidente da CBF sobre a Copa: "se perdermos, vamos todos para o inferno"
José Maria Marin se considera um "obcecado" pela conquista da Copa do Mundo de 2014. O presidente da CBF afirmou, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que tanto a seleção brasileira como a entidade serão mandadas para o "inferno" em caso de fracasso no Mundial que realizado no Brasil este ano. "Estamos no purgatório. Se ganharmos a Copa, vamos para o céu. Se perdermos, vamos todos para o inferno. Eu falei isso pro Felipão", disse Marin, que nesta quarta participa da reabertura da Granja Comary, centro de treinamento da seleção, em Teresópolis.

Quase 40% das jovens brasileiras nunca ou quase nunca usam camisinha


Uma pesquisa feita em todo o país e divulgada nesta quarta-feira (26) mostra que 38,2% das jovens de 14 a 25 anos nunca ou quase nunca usam camisinha. Entre os homens da mesma faixa etária, a proporção é de 29,6%. Considerando ambos os sexos, 34% negligenciam o uso de preservativo. Os dados são do 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A pesquisa contou com 4.600 pessoas com 14 anos ou mais de 149 municípios brasileiros. As entrevistas consideraram o uso no ano anterior às entrevistas, feitas em 2012. Do total de entrevistados, apenas 12% já doou sangue ou realizou exame de HIV. E 0,1% se declarou portador do vírus.  
Gravidez: O levantamento também mostra que 32% das adolescentes entre 14 e 20 anos já engravidaram. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), essa faixa etária faz a gravidez ser considerada precoce. De acordo com o 2º Lenad, 2% dos rapazes com 20 anos ou menos já são pais. O levantamento ainda apurou a incidência de interrupção da gravidez, tanto natural quanto por aborto. Do total de entrevistadas, 12,4% das jovens de 14 a 20 anos tiveram uma gestação interrompida. Entre mulheres de 20 a 25 anos, 14,8% tiveram a gestação interrompida.

Comissão da Câmara aprova convite para ouvir Mantega e ex-diretor da Petrobras
A Comissão de Fiscalização da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (26) convite para ouvir o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró sobre denúncias de irregularidades na estatal. De acordo com a Folha de S. Paulo, a ida de Mantega à Casa foi acertada após a oposição fazer um acordo com o PT para retirar os pedidos de convocação do ministro Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) e do presidente do Banco Central Alexandre Tombini. Ficou combinado que o titular da Fazenda irá a Câmara dentro de 20 dias para falar da compra da refinaria de Pasadena (EUA), pela Petrobras, que envolve a presidente Dilma Rousseff. Mantega é o atual presidente do Conselho Administrativo da companhia brasileira, cargo ocupado na época do negócio por Dilma. Com o apoio de parte da base, a oposição conseguiu ainda aprovar convite para que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró preste esclarecimentos na Câmara sobre o mesmo assunto. O convite foi aprovado por 8 votos a 6. PT, PP, Pros e PR votaram contra. A oposição contou com a ajuda de integrantes da base, principalmente do PMDB.

0 comentários:

Postar um comentário