Ads 468x60px

Horário de verão começou para dez estados e no Distrito Federal

O horário de verão começa a partir da meia-noite deste sábado (18) e os brasileiros precisam ficar atentos no que muda na nova rotina, que vai até o dia 22 de fevereiro de 2015. A 39ª edição do horário de verão terá duração de 126 dias. À 0h (meia-noite) deste sábado para domingo, os moradores de dez estados, além do Distrito Federal, adiantaram os relógios em uma hora. Concursos públicos, bancos, eleições e aeroportos são cenários de possíveis prejuízos caso o horário não seja respeitado, mas nem tudo é afetado com a programação que antecipa em uma hora na maioria das regiões do Brasil. A mudança é estipulada pelo decreto nº 6.558 de 2008. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições das cidades da Bahia não necessitam adiantar os relógios, ou seja, continuam no horário tradicional (10h às 16h). 
Aeroportos: Quanto aos voos nos aeroportos brasileiros, as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste irão adiantar uma hora nos relógios, mas as regiões Norte e Nordeste continuarão como estão. Portanto, se o seu voo parte do Recife ou de qualquer outro estado do Nordeste, o horário do seu e-ticket ou do bilhete de voo estão corretos, sem precisar se antecipar para voar. A Infraero ressalta que o horário de partida é a hora local, de onde parte o voo, ou seja, não adianta querer viajar da Bahia no horário de Brasília. 
A Eleição: O que também ocorre em horário local é a eleição do segundo turno, a ser realizada no dia 26 de outubro. Então, não será preciso se preocupar. Por meio de nota, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informou que, apesar de o guia eleitoral ser exibido pelo horário de Brasília, as eleições obedecerão o horário local, das 8h às 17h, pelo horário no território baiano. 
Concursos: Para os concurseiros de plantão, o período merece atenção especial. Exceto as orientações tradicionais para quem vai enfrentar provas (sair de casa com antecedência e verificar corretamente o endereço de aplicação do teste, para que não ocorra nenhum imprevisto), é importante observar que seleção está se propondo a fazer, já que, em concursos para órgãos federais, geralmente é adotado o horário de Brasília, portanto, uma hora antes da local. Com o horário de verão, estima-se é uma redução de 4,5% no consumo de energia no horário de pico, de 18h às 21h. Mas a previsão é que se economize 30% a menos em dinheiro que no ano passado, cerca de R$ 278 milhões. Em 2013, a economia foi de R$ 405 milhões.

0 comentários:

Postar um comentário