Um jovem de 18 anos morreu nesta segunda-feira (24) no Hospital São Lucas após passar mal em uma academia da cidade de Americana, no interior de São Paulo. O seu pai, José Unilson de Lima, de 43 anos, teve um infarto poucas horas depois e também morreu na madrugada desta terça-feira (25). Alex Neres Santos Lima estava internado na unidade médica há seis dias, segundo informações do G1 Piracicaba. Ele frequentava uma academia na cidade de Santa Bárbara d'Oeste, também no interior paulista, e passou mal no estabelecimento no último dia 18 de março. "Ele já tinha aneurisma, mas a academia não sabia", disse o proprietário da academia ao G1 Piracicaba. No dia em que Alex passou mal, pessoas no local chegaram a prestar os primeiros socorros. O pai de Alex, José Unilson, foi candidato a vereador em 2012 pelo Partido Social Democrático. Ele trabalhava como motorista de veículos de transportes de carga e morreu no início desta madrugada. Ele e o filho serão enterrados na tarde desta terça-feira.Senadores pedem que PGR investigue Dilma sobre refinaria

Senadores “independentes” pediram, nesta terça-feira (25), que o procurador-geral da república Rodrigo Janot abra investigação sobre a participação da presidente Dilma Rousseff na compra da refinaria de Pasadena (EUA) pela Petrobras em 2006. Na época, a petista era presidente do Conselho de Administração da estatal que avalizou o negócio. No pedido entregue a, os senadores afirmam que Dilma pode ter cometido crimes de enriquecimento ilícito e improbidade administrativa ao autorizar a compra. O grupo recorreu ao Ministério Público (MP) antes de pedir a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o episódio. O pedido tem apoio dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Pedro Taques (PDT-MT), Ana Amélia Lemos (PP-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF) e deputado Ivan Valente (PSOL-SP). Randolfe disse que Janot prometeu cumprir o seu papel de investigar o caso com "objetividade, celeridade e sem espetacularizar o caso". Dilma afirmou que autorizou o negócio porque tinha informações "incompletas" presentes no parecer. Ex-diretores da estatal negam a versão da presidente e afirmam que todos os membros do conselho tinham à sua disposição o processo completo da proposta de compra da refinaria em Pasadena. Para os senadores, ela admitiu que não leu o contrato e não tinha conhecimento de duas cláusulas fundamentais no negócio –que obrigavam a compra integral da refinaria, em ao apenas os 50% inicialmente previstos. Nesta terça, foi aprovado o convite para que a presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, participem de audiência pública para esclarecer denúncias sobre a aquisição. Informações da Folha de S. Paulo.
Ministério Público abre inscrições para estagiários nesta quinta-feira

O Ministério Público estadual abrirá, na próxima quinta-feira (27), as inscrições para a seleção de estagiários de ensino médio e do curso de Direito para a cidade de Salvador. Para o ensino médio, estão sendo oferecidas oito vagas para o turno matutino e cadastro reserva para o vespertino. Já para estagiários do curso de Direito, estão sendo oferecidas 17 vagas para o turno matutino e 57 vagas para o vespertino. As inscrições devem ser feitas pelo site da Planejar Concursos até o dia 15 de abril. O valor da taxa de inscrição é de R$ 15 para estudantes de ensino médio e de R$ 30 para estudantes do ensino superior. A jornada de estágio é de 20 horas semanais. Os alunos do ensino médio precisam estar cursando do 1º ao 3º ano em escola pública estadual ou privada, que seja conveniada com o MP, enquanto os alunos de Direito precisam estar cursando, no mínimo, o semestre correspondente a metade do respectivo curso de bacharelado em uma das instituições de ensino superior conveniadas com o MP. A partir do dia 30 de abril, os candidatos deverão conferir se as informações da sua inscrição estão corretas através do site da Planejar Concursos. O conteúdo programático para ensino médio inclui provas de português, matemática e conhecimentos gerais. As provas de Direito versarão sobre as disciplinas de Português, Direito Constitucional e Legislação Especial, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil e Direito Processual Civil. Ambas as provas terão 50 questões. A prova objetiva será aplicada no dia 11 de maio.
Pedro Figueiredo Bastos, de 39 anos, e o filho, Danilo Silva Figueiredo, 8 anos, morreram afogados nesta segunda-feira, 24, quando o barco em que ambos atravessavam um rio afundou. De acordo com o site Irecê Repórter, a tragédia aconteceu na comunidade de Marreca, município de Xique-Xique (distante a 587 km de Salvador). Os corpos de pai e filho foram encontrados por familiares e amigos, que estranharam a demora no retorno para casa e saíram à procura. (Atarde)
O número de desembarques no Aeroporto de Salvador cresceu 8,4% em fevereiro, principalmente por conta da chegada de turistas para o Carnaval, segundo dados divulgados nesta terça-feira (23) pela Secretaria de Turismo da Bahia. Nos dois primeiros meses do ano, o órgão contabilizou 688 mil entradas no terminal. No Aeroporto de Porto Seguro, a alta foi de 22%. Na estimativa do líder da pasta responsável pelo setor, Pedro Galvão, o primeiro semestre será de recorde de desembarques nas duas cidades, graças aos jogos da Copa do Mundo marcados para o estado. "O boom de chegadas deve começar no mês de maio, uma vez que as seleções da Suíça e Croácia treinarão em solo baiano”, acrescentou.
Fabian Aguilar, marido de Clara do "BBB14", escreveu nas redes sociais na tarde dessa segunda-feira (24/3) que está cansado do reality show. Ele não gostou de uma brincadeira que a mulher fez dentro do confinamento: "Se eu soubesse que ia ser assim, nem me casava", disse a empresária enquanto cantava numa brincadeira com os demais confinados. O francês reproduziu no Facebook o que ela disse e completou: "Agora chega, Clara!!". Momentos antes de dar um basta, Fabian, que tem um filho com Clara, Max, de um ano e meio, já tinha reclamado em inglês. "Tired of all this shit" ("Cansado de toda essa merda"). O descontentamento dele começou no dia anterior, quando tornou pública uma discussão com a escritora Mayra Dias Gomes, que cuidava do Twitter de Clara desde o início do "BBB14". Ele trocou a senha e não passou os dados corretos para Mayra. As fãs de Clanessa, nome dado ao casal Clara e Vanessa, não enxergaram o comportamento de Fabian com bons olhos e começaram a criticá-lo. Não demorou para o nome do francês virar um dos assuntos mais comentados. Segundo os internautas, Fabian está dividindo a torcida na hora dos votos. "Fabian é o câncer desse Fandom", comentou uma internauta. "Quem acaba casamento no Facebook com a mulher do BBB? Quer notinha, tá a fim de aparecer... O de sempre, Fabian ridículo!", opinou outro. (iG)
Deputado Asdrubal Bentes se entrega à Justiça no DF

O deputado federal Asdrubal Bentes (PMDB-PA) se entregou nesta terça-feira à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, segundo informações do Jornal Hoje. Ele condenado a três anos, um mês e dez dias de prisão, em regime aberto, pelo crime de esterilização irregular de mulheres. Caso o deputado não renuncie até amanhã, a Câmara deve decidir também se cortará ou não os benefícios recebidos pelo parlamentar, como salário e verba para pagar assessores. Como a pena é inferior a quatro anos, poderá ser cumprida em regime domiciliar. Asdrubal mendes ainda não decidiu se vai renunciar ou aguardar um processo de cassação. De acordo com a acusação do Ministério Público, Asdrúbal concedia cirurgias ilegais de esterilização a mulheres em troca de votos na disputa pela prefeitura de Marabá. Na semana passada, o deputado afirmou que não via impedimento para exercer o mandato, já que foi condenado em regime aberto. O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que não vai prejulgar o colega, que passa por um “momento difícil”. “Temos que compreender seu lado humano, pessoal, nessa hora, mas a mesa decidirá de maneira exemplar, como tem de fazer de acordo com a Constituição e o regimento da Casa. A decisão será tomada amanhã pela mesa diretora e acho que seguirá o processo dos demais (deputados condenados)”, disse. Depois de Natan Donadon (sem partido-RO), a Câmara não precisou abrir processo de cassação para deputados condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e presos, já que os parlamentares decidiram renunciar para evitar desgaste. Se Asdrúbal não renunciar, a Câmara deve encaminhar o processo de cassação à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, se mantido, deve ser levado ao plenário, onde agora a votação é aberta. (Terra)
Estresse pode dobrar o risco de infertilidade nas mulheres

O excesso de estresse pode dobrar o risco de infertilidade nas mulheres, alertam os cientistas. Pesquisadores afirmam que aquelas que apresentam elevados níveis de estresse têm metade de chance de engravidar no período de um ano. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail. Eles sugerem que métodos simples de relaxamento, como uma caminhada diária de 20 minutos, pode aumentar as chances de gravidez. A relação entre os hormônios do estresse e a redução da probabilidade de gravidez foi estabelecida por cientistas em 2010. Mas o último estudo é o primeiro a mostrar que tensões mentais e emocionais podem causar a infertilidade, que é clinicamente definida como a falta de sucesso em engravidar após 12 meses de tentativas. Pesquisadores americanos rastrearam 501 casais por um ano e mediram os seus níveis de alfa-amilase, uma enzima na saliva que indica o estresse. Mulheres com altos níveis eram 29% menos propensas a engravidar do que as que tinham baixos níveis. Depois de um ano de tentativas, elas tinham duas vezes menos probabilidade de engravidar, o que é suficiente para serem classificadas como inférteis. O time por trás do estudo, publicado no jornal Human Reproduction, testou mulheres entre 18 e 40 anos sem problemas de fertilidade conhecidos, e que haviam acabado de começar as tentativas. O progresso delas foi seguido por um ano. Courtney Denning-Johson Lynch, da Ohio State University, afirma que é importante que as mulheres não se sintam culpadas por não conseguir engravidar. “Nós sabemos que muitas coisas podem reduzir o estresse da mulher. Meditação e ioga podem ajudar, assim como simples exercícios díarios – de 20 a 30 minutos – são suficientes”, ressalta. Ela reforça que as mulheres devem encontrar estratégias que caibam em suas vidas. Allan Pacey, especialista em fertilidade da University of Sheffield, afirma que não existem evidências de que as técnicas de relaxamento podem ajudar na concepção mas, em contrapartida, não fazem mal algum. “Podem ser agradáveis e ajudar em outros aspectos da vida também”, argumenta. (Terra)
PDT revela indefinição em apoio ao candidato de Wagner
Indefinido. Assim segue a posição do PDT baiano diante da possibilidade de escolha em continuar ao lado do governador Jaques Wagner (PT) ou declinar e passar a apoiar a oposição orquestrada pelo prefeito ACM Neto (DEM), ou até mesmo amparar a pré-candidata Lídice da Mata (PSB). Nesta terça-feira (25), deputados pedetistas da Bahia estiveram reunidos em Brasília com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi. O principal tema da pauta foi exatamente sobre a posição da sigla diante da decisão do Wagner que escolheu o PP de João Leão, ao invés do pedetista Marcelo Nilo. Félix Mendonça Jr., deputado presidente estadual do PDT, informou ao Bocão News o conteúdo da reunião. De acordo com o parlamentar, todos os integrantes deverão consultar as lideranças das bases, principalmente no interior, para saber a opinião de cada grupo. Será dessa consulta que a definição sairá. Embora Nilo já tenha adiantado que a amizade entre ele e Wagner esteja arranhada, Félix acredita que outros fatores são preponderantes para a decisão, principalmente a coerência política do partido que sempre apoiou o projeto petista. Ele confessa que a tendência natural para a majoritária é de apoio aos pré-candidatos governistas: Rui Costa (PT), João Leão (PP), e Otto Alencar (PSD). Mesmo assim, para ele é prematuro bater o martelo nesse sentido.Fato é que o diálogo entre PDT e Jaques Wagner não será tão amistoso como em edições anteriores, isso porque Félix confessa que Lupi está ‘perplexo’ com a forma como o processo de escolha foi conduzido pelo governador. Como já foi amplamente alardeado por Nilo, em momento algum ele, ou a sigla que ele representa, foi convidado para receber o comunicado oficial do nome do pepista Leão. Essa posição de Wagner ainda não foi digerida pelos pedetistas. Félix garante que até o mês de maio a sigla irá se posicionar oficialmente sobre quem deverá apoiar para as eleições de outubro, apoio esse que conta em tempo de propaganda política no rádio e na TV, além das 46 prefeituras do partido e influência exercida pelo presidente Nilo. (Bocão News)
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) publicou nesta segunda-feira (24) o regulamento e o programa para o concurso para preenchimento de 30 cargos vagos de promotor de Justiça Substituto. A Resolução 16/2014 foi aprovada pelo Conselho Superior da instituição, e prevê a destinação de 5% dos cargos à pessoas com deficiência. O concurso, de provas e títulos, terá validade de um ano a partir da data da sua homologação e poderá ser prorrogado uma vez, por igual período. O procurador-geral de Justiça Márcio Fahel pretende dar máxima celeridade à realização do certame, com respeito ao regulamento. Poderão participar do concurso pessoas que tenham concluído o curso de bacharelado em direito, em escola oficial ou reconhecida, com três anos de atividade jurídica, em conformidade com resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e que preencham os demais requisitos previstos no artigo nº 94, da Lei Complementar Estadual nº 11/96. O concurso será composto pelas seguintes fases: prova preambular, provas discursivas, prova oral e análise e valoração de títulos. A banca examinadora será composta pelos promotores de Justiça Artur Ferrari de Almeida e Antônio Ferreira Leal Filho (Direito Constitucional, Administrativo e Eleitoral); a procuradora de Justiça Terezinha Maria Lobo Santos e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rodrigo Magalhães Fonseca (Direito Civil e Processual Civil); os procuradores de Justiça Wellington César Lima e Silva e Marco Antônio Chaves da Silva (Direito Penal e Processual Penal) e os promotores de Justiça Rogério Luís Gomes de Queiroz e Márcia Luzia Guedes de Lima (Direitos Transindividuais e Legislação Institucional). Ainda foram nomeados como suplentes o procurador de Justiça Julio Cezar Lemos Travessa, o promotor de Justiça Roberto Almeida Borges Gomes e a representante da OAB, Thaís Bandeira Oliveira Passos.Doleiro teria pagado R$ 7,9 mi a ex-diretor da Petrobras

A Polícia Federal suspeita que o doleiro Alberto Youssef, alvo da Operação Lava Jato, pagou R$ 7,9 milhões em propinas para o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa entre 2011 e 2012. Os pagamentos, segundo a PF, estavam "relacionados a obras da refinaria Abreu e Lima, licitada pela Petrobras na qual o investigado (Costa) teve participação". Indiciado por corrupção passiva, Costa foi preso em regime temporário no dia 19 pelo prazo de 5 dias. Nesta segunda-feira (24), acolhendo pedido formal da PF, a Justiça Federal decretou sua prisão preventiva - a menos que consiga obter habeas corpus em algum tribunal, ele ficará preso até a instrução processual em juízo. A Lava Jato foi deflagrada há 8 dias e desmontou sofisticado esquema de lavagem de dinheiro que atingiu o montante de R$ 10 bilhões. Youssef é suspeito de agir em conluio com Costa para desvios de recursos do Ministério da Saúde e da Petrobras. Youssef foi protagonista do escândalo Banestado, evasão de US$ 30 bilhões nos anos 1990. Os negócios na Petrobras seriam intermediados por Fernando Soares, um lobista conhecido como "Fernando Baiano".
Um trecho do piso tátil, cuja utilização é destinada a deficientes visuais, colocado na calçada da Avenida Oceânica, próximo ao Farol da Barra, leva direto a um muro. A imagem foi postada no Facebook pela usuária Adrielly Carneiro, que ironizou a intervenção, parte das obras de requalificação da Barra, ainda não entregues oficialmente. “Salvador resolveu que quer ter acessibilidade assim, botando os cegos pra bater na parede” escreveu. O diretor de projetos estratégicos da Casa Civil, Paulo Hermida, admitiu o erro e disse que o reparo seria concluído nesta terça-feira (25). “No início, os técnicos desviaram de um poste, mas terminaram de frente com um muro”, afirmou ao Correio.Canadá detecta caso com sintomas semelhantes ao ebola

Uma pessoa que apresenta sintomas de febre hemorrágica, semelhantes aos provocados pelo vírus ebola, foi hospitalizada no Canadá pouco depois de ter regressado da África Ocidental, informaram os serviços de saúde canadenses. O paciente regressou recentemente dos países onde se registram casos de ebola, como a Libéria, disse Denise Werker, diretora adjunta dos Serviços de Saúde da província de Saskatchewan (no Oeste do Canadá). “Tudo o que sabemos a essa altura é que temos uma pessoa extremamente doente e que se deslocou a um desses países onde a doença foi detectada”, explicou a diretora em entrevista divulgada pela televisão. Denise Werker referiu-se aos casos de morte por febre hemorrágica na África. Hoje, os serviços de saúde da Libéria indicaram a existência de seis casos suspeitos de ebola, que provocaram a morte de cinco pessoas. Mais 87 casos foram detectados na Guiné Conacri.A diretora canadense informou que o paciente internado está "em situação de isolamento" e as pessoas com quem convive estão de quarentena e já foram submetidas a análises. A pessoa internada desenvolveu sintomas depois de ter chegado ao Canadá, o que significa que não ocorreu o perigo de contágio no avião em que viajou, pois o período de incubação não provoca o risco de epidemia. Ela destacou que os riscos de contágio ocorrem pelo sangue e pelas secreções corporais. Sem ter garantido que se trata do vírus ebola, pois espera ainda o resultado das análises, Denise lembrou que os sintomas são idênticos: febre forte e boca com sangue. (Agência Brasil)
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira, 25, em São José dos Campos que o “Minha Casa, Minha Vida” é o maior programa do governo federal e, entre todos os programas, é o que usa mais recursos do Orçamento. “Até o surgimento do ‘Minha Casa, Minha Vida’, não havia uma solução para a habitação popular de todos os brasileiros”, disse durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção de 1,4 mil unidades do programa para famílias despejadas do Pinheirinho em 2012. Segundo a presidente, não havia programas federais de habitação porque não existe uma solução de mercado para a situação da moradia no País. “É impossível, uma família com renda de R$ 1,6 mil pagar um financiamento de R$ 96 mil nas condições normais. A conta não fecha nunca”, afirmou. Segundo a presidente, este também é o motivo que explica porque o povo brasileiro “vivia em habitações precárias, favelizadas, na casa de parentes ou pagando aluguel”. Dilma ressaltou a integração entre as três esferas do poder para a construção das moradias entregues em São José dos Campos. Segundo ela, a parte do governo federal é “fazer a política pública correta para beneficiar os brasileiros”. A presidente saudou a participação da prefeitura de São José dos Campos, que se comprometeu com R$ 8,4 milhões para garantir o acesso e a infraestrutura do conjunto habitacional. (Agência Estado)
Candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) já podem consultar o resultado da primeira chamada no site. Os selecionados têm de quarta à sexta-feira para se matricular. A primeira edição de 2014 do Sisutec ofereceu 293.738 vagas em cursos técnicos subsequentes – para pretendentes que concluíram o ensino médio. Os cursos são gratuitos e têm início previsto para o período de 14 de abril a 12 de maio. De acordo com o Ministério da Educação, foram registradas 1.016.211 inscrições. O total de inscritos chegou a 527.730 (cada candidato pode fazer até duas opções de curso). O Estado do Rio de Janeiro liderou as inscrições, com 111.282, seguido de Minas Gerais (100.738) e São Paulo (88.586). As vagas para os cursos serão ocupadas prioritariamente por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, se em instituições privadas, na condição de bolsista integral. O aluno também deverá ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013, sem zerar redação. O MEC informou que a divulgação dos resultados da segunda chamada está prevista para o dia 1º de abril. Após as duas chamadas, todos os candidatos que tenham concluído o ensino médio poderão se candidatar às vagas remanescentes. (Agência Brasil)
Liberação do aborto e descriminalização do consumo de maconha estão entre os principais temas que o PV deve discutir durante a campanha presidencial 2014. Os dez pontos programáticos foram lançados, nesta segunda-feira (24), pelo pré-candidato do PV, o ex-deputado Eduardo Jorge. Este ano, o partido quer ter um posicionamento bem diferente do de 2010, quando a candidata a presidente era Marina Silva, que é evangélica e dizia ser contra os dois tópicos de discussão. "Não vamos fazer campanha olhando para 2010. Questões de orientação sexual, reforma política, reforma tributária e relações com a agricultura não foram bem defendidas em 2010", afirma o pré-candidato. Ao contrário de quatro anos atrás, o PV não utilizará no programa de governo a "cláusula de consciência", dispositivo incluído no documento de 2010 como solução para que a ex-ministra evangélica se candidatasse pela sigla. Segundo integrantes da legenda, as questões referentes ao aborto e à maconha sempre foi defendida pelo PV. Embora o ex-deputado reconheça que Marina atraiu um grande número de eleitores conservadores, ele garante que afastar o PV deste público não é problema, mas solução. Com o debate sobre aborto e uso de maconha, o PV acredita que será a "novidade da eleição" e poderá ser o contraponto às propostas das principais candidaturas presidenciais - além de Dilma, as do senador tucano Aécio Neves (MG) e a do governador pernambucano, Eduardo Campos (PSB). As informações são do Estadão.
O somaliano Barkhad Abdi, que fez sua estreia como ator no filme Capitão Phillips, não colheu os frutos do luxuoso mundo de Hollywood. Mesmo com sua indicação ao prêmio de melhor ator coadjuvante no Oscar deste ano, Abdi teve de trabalhar como vendedor de celular em uma loja na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, para sobreviver após o término das filmagens do longa, de acordo com informações da revista The New Yorker. Barkhad Abdi, que antes de se tornar ator trabalhava em uma companhia de limusine dirigida pelo irmão, também em Minneapolis, teria recebido um cachê de apenas 65.000 dólares pelo papel que interpretou há dois anos e logo se viu obrigado a retornar à cidade para manter a estabilidade financeira. Mesmo assim, ele acabou pedindo demissão no dia da pré-estreia de Capitão Phillips, em setembro de 2013 nos Estados Unidos. “Eu pensei: ‘Quando o filme estrear, as críticas poderão ser boas ou ruins. De qualquer maneira, não posso mais trabalhar aqui’”, contou Abdi à publicação. Após ficar desempregado, o somaliano passou a sobreviver às custas da divulgação do longa em Los Angeles. Com ajuda da Sony, distribuidora e produtora de Capitão Phillips, o ator conseguiu um quarto em um hotel na cidade californiana, além de contar com o auxílio de um carro para leva-lo aos eventos de divulgação e roupas para vestir nas premiações. Nos próximos anos, segundo a revista The Hollywood Reporter, a vida de Abdi no cinema deve se tornar mais estável. O ator fará o papel do maratonista sul-africano Willie Mtolo, que competiu a Maratona de Nova York em 1992, em The Place That Hits The Sun (ou, O Lugar que Atinge o Sol, em tradução livre). O longa, no entanto, ainda não tem previsão de estreia.(Veja)
Ao menos 7 milhões de pessoas morreram no mundo em 2012 devido à contaminação do ar, mostrou um novo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse número é mais do que o dobro registrado pelo órgão na última pesquisa sobre o assunto, feita em 2008, quando ocorreram 3,2 milhões de mortes por esse motivo. Segundo a OMS, das mortes por contaminação do ar registradas em 2012, 4,3 milhões ocorreram devido aos efeitos da contaminação do ar doméstico, que pode ser causada, por exemplo, pela fumaça de aparatos de cozinha aquecidos com madeira ou carvão. O restante dos óbitos foi ocasionado pela contaminação do ar externo. O estudo da OMS, divulgado nesta segunda-feira, mostrou que regiões da Ásia e do Pacífico são as mais afetadas pela contaminação do ar, concentrando 84% de todas as mortes decorrentes dessa causa. A OMS considerou os resultados do estudo como “chocantes” e “preocupantes”. "A contaminação do ar é, hoje, o fator ambiental mais impactante sobre a saúde das pessoas de todo o mundo, tanto de países ricos quanto dos mais pobres”, diz María Neira, diretora do Departamento de Saúde Pública da OMS. De acordo com María, a contaminação do ar eleva o risco especialmente de doenças cardíacas, derrames cerebrais e câncer no pulmão.(AFP)
Para não ter uma conta de luz mais alta, os brasileiros podem ter que pagar mais em outros tributos. Segundo a Secretaria de Receita Federal, alguns tributos podem ser elevados já no curto prazo. O objetivo é compensar o gasto adicional de R$ 4 bilhões do governo com a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), resultado do acionamento das usinas térmicas por conta da baixa nos reservatórios das hidrelétricas. "A Receita Federal apresenta uma cesta de possibilidades para o ministro da Fazenda [Guido Mantega] e para a Casa Civil [da Presidência da República, comandada por Aloisio Mercadante]. Os estudos foram feitos e a construção de cenários foi realizada. Não temos como dizer quais impostos vão subir, mas algumas medidas estão em vias de implementação", declarou o secretário-adjunto do órgão, Luiz Fernando Teixeira Nunes, nesta terça-feira (25). Ele acrescentou que "outras medidas podem ser adotadas" no futuro. Entre os setores que podem ser taxados pelo governo neste ano estão os cosméticos e as chamadas "bebidas frias", como cervejas e refrigerantes, além de ajustes no PIS e Cofins na importação para "recompor" a retirada do ICMS da base de cálculo dos tributos determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Estas possibilidades estão no rol de medidas apresentadas à área econômica e à Casa Civil da Presidência da República que podem vir a ser adotadas pelo governo, disse o secretário-adjunto do Fisco.(G1)
Com o objetivo de selecionar e publicar anualmente obras e coletâneas de autores soteropolitanos, o Selo Literário João Ubaldo Ribeiro será lançado nesta quarta-feira (26), na Academia de Letras da Bahia, dentro da programação do Festival da Cidade. O evento irá homenagear o escritor João Ubaldo Ribeiro, que será representado pela filha Emília Ribeiro. O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintanni, também é presença confirmada no evento. A ação é promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes). Além de promover a publicação de títulos inéditos, o selo também irá republicar obras relevantes da literatura soteropolitana através de suporte impresso ou digital. Em cada edição, serão contemplados pelo menos cinco títulos, abrangendo os gêneros Romance, Conto, Poesia, Dramaturgia e Infantil.(Bahia Notícias)
O Banco do Nordeste (BNB) definiu a Fundação Getúlio Vargas (FGV) como a empresa que vai organizar o concurso do órgão. O edital é previsto para sair em abril. A expectativa é que o salário para analista bancário seja de R$ 2.858 para jornada de 30 horas semanais, além de plano assistencial e de previdência complementar. Em 2010, o BNB fez concurso para Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A contratação foi por regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).(PCI Concursos)
Um dos principais trunfos da Globo aos domingos, a formação do paredão do “Big Brother Brasil”, perdeu força. A 14ª edição do reality show está vendo Silvio Santos, com seu programa no SBT, encostar e até ultrapassar em audiência, o que nunca aconteceu antes na história desse embate. No dia 9 de fevereiro, SS registrou audiência de 12,2 pontos, ante 11,7 pontos do “BBB 14”. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo. Em 16 de fevereiro, o SBT alcançou no horário média de 10,6 pontos, ante 10,1 pontos da Globo. No dia 23, o “BBB” marcou 11,6 pontos, e Silvio Santos, 12 pontos. Anteontem, o “Big Brother” venceu por uma pequena diferença: 12,4 pontos, ante 11,7 pontos do SBT. Desde a estreia, até o dia 23 de março (domingo), a média do “BBB 14” aos domingos está na casa dos 13,1 pontos. O ibope no dia da formação de paredão do reality costuma ficar na casa dos 16 pontos. Na edição atual, o domingo é o pior dia em audiência do programa. Mesmo com a proximidade de sua reta final —a atração termina no dia 1º abril— o “BBB 14” deve encerrar a sua jornada com o menor público do reality: a atração registra até agora média de 21,8 pontos. O “BBB 13” obteve média de 23,8 pontos.- Foto: danbilzerian/Instagram / Reprodução
O americano Dan Bilzerian usa as redes sociais para mostrar a vida repleta de glamour que tem. Jogador profissional de pôquer, ele não perde nenhuma oportunidade de ostentar a condição financeira que possui e se tornou uma sensação no Instagram: já possui mais de 700 mil seguidores. Batizado "rei do camarote" em uma notícia da revista Veja São Paulo, o brasileiro Alexander de Almeida talvez tenha que agregar muito valor para atingir o patamar de Bilzerian. O americano, 33 anos, não se cansa de postar imagens de mulheres exuberantes (e muitas vezes nuas), carrões, iates e montanhas de maços de notas de dólares. Bilzerian, que recentemente postou ter ganhado US$ 10,8 milhões (R$ 25 mi) em uma noite de pôquer, também compartilha com os seguidores imagens das paisagens paradisíacas que visita e, vez ou outra, reforça a riqueza que possui. "Pobres fazem amor, ricos f...", publicou ele certa vez. Dan, filho do empresário Paul Bilzerian, é colecionador e admirador de armas de fogo, já serviu o exército americano e também participou de filmes. "Ator, astronauta, babaca... e também jogo pôquer de vez em quando", é a descrição que ele possui em suas contas nas principais redes sociais. (Terra)




0 comentários:
Postar um comentário